Primeira pesquisa oficial de intenções de votos para governador em SC aponta disputa acirrada
Disputa acirrada Saiu a primeira pesquisa oficial de intenções de voto para governador, feita pelo Instituto de Pesquisa Catarinense: Carlos Moises (Republicanos) 19,3%; Jorginho Mello (PL), 18,6%; Gean Loureiro (UB) 11,6%; Décio Lima (PT) 7,7%, Antídio Lunelli (MDB) 5,7%; e Odair Tramontin (Novo) 5,6%. Detalhe: 20% não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. Leitura rápida: […]
Disputa acirrada
Saiu a primeira pesquisa oficial de intenções de voto para governador, feita pelo Instituto de Pesquisa Catarinense: Carlos Moises (Republicanos) 19,3%; Jorginho Mello (PL), 18,6%; Gean Loureiro (UB) 11,6%; Décio Lima (PT) 7,7%, Antídio Lunelli (MDB) 5,7%; e Odair Tramontin (Novo) 5,6%. Detalhe: 20% não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. Leitura rápida: com tais índices, haverá segundo turno. E é outra eleição.
Manual
Os cronistas políticos de SC estão tendo o maior trabalho. Para alguns parece providencial ter uma espécie de manual de orientação para anotar, dia após dia, quais deputados estaduais ou federais, como também lideranças políticas, com ou sem mandato, estão mudando de partido. Há a impressão de que só uns poucos verdadeiramente gostam daquele em que estão. O engraçado disso, quando não constrangedor, é que notórios inimigos políticos estão virando amiguinhos de jardim de infância de uma hora para outra.
Berger rejeitado
Se antevê uma convivência complicada de Dário Berger no PSB, seu novo partido. O cacique do Psol no Estado, Afrânio Boppré, pré-candidato ao Senado, já veio a público, um tanto contundente, dizer que não apoia o senador como cabeça de um bloco de esquerda para governador.
Lavanderia
A mídia informou nas últimas horas que uma operação da Polícia Federal visa flagrar operações milionárias de lavagem de dinheiro em Balneário Camboriú, ontem, envolvendo apartamentos de alto luxo. É assim, que a cidade vai conquistando o nada honroso e irônico título de “capital brasileira das lavanderias”.
Ecos
Há ainda ecos de discursos na posse do desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de SC, quinta-feira passada. Um dos oradores foi o procurador regional eleitoral André Bertuol, chefe do Ministério Público Eleitoral em SC. Ele afirmou que as eleições de outubro próximo deverão ser como uma “tempestade”, mas que o TRE será conduzido de forma a chegar ao final “com céu claro”. A conferir.
Caixa
Sem aumentar impostos – ele fala isso com muita frequência – o governador Carlos Moisés tem mais um bom motivo para exibir na campanha pela reeleição: as burras do Tesouro estão bem fornidas. De 1º a 28 de fevereiro o Estado arrecadou R$ 4,03 bilhões que, descontada a pesada inflação de 10% e cerca de R$ 700 milhões de ICMS postergados em 2021 que entraram no caixa estadual no mesmo mês, houve crescimento real de 6,7% na comparação com o mesmo mês de 2021. Outra boa notícia para Moisés: o PIB de SC em 2021 deve atingir um crescimento de 8,2%, quase o dobro da média nacional dos últimos dois anos.
BMW
A fábrica da BMW em Araquari anunciou ontem o início da produção dos modelos BMW X3 e X4 M40i, os mais rápidos e tecnológicos feitos no Brasil, com 387 cv. Aceleram de 0 a 100km/h em 4,5s, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Os BMW X3 e X4 já faziam parte da produção nacional. A nova versão chega na próxima semana rede de concessionárias, quando serão divulgados os preços. Desde 2014 já saíram da linha de produção “catarinense” mais de 70 mil veículos.
Paridade
Neste mês de março de tantas comemorações femininas, ninguém lembrou de desarquivar no Legislativo estadual um projeto de 2016 que propunha a paridade de gênero (50% de cada sexo) nos conselhos estaduais de controle social (saúde, assistência social, idoso, etc.). Naquele ano, consultada, a Procuradoria Geral do Estado foi contra, alegando que a paridade poderia inviabilizar as atividades dos conselhos, por um detalhe especial: falta de quórum. Será?
Rota do Tiro
O deputado Sargento Lima tem que ser melhor informado na justificativa de seu projeto de lei que propõe se criar a Rota do Tiro em SC. Nela, exclui São Bento do Sul, inexplicavelmente, que tem uma histórica e forte tradição nisso, iniciada com a fundação da Sociedade Atiradores 23 de setembro em 1895 e que funciona até hoje no mesmo endereço em suas instalações mais que centenárias. O Atiradores, como é conhecido, é o segundo clube de tiro mais antigo do Brasil. A cidade tem mais de 10 clubes de tiro Seta, de tradição germânica, em pleno funcionamento e com um concorrido campeonato municipal, tanto na modalidade masculina como feminina. Neste mês iniciará suas atividades o Clube Catarinense de Tiro, de campo, dedicado ao tiro ao voo. Uma novidade.