X
X

Buscar

Proibição de operações em favelas do Rio de Janeiro terá efeitos em Santa Catarina

Polícia freada A espantosa liminar do ministro “supremo” Edson Fachin, proibindo a polícia de agir contra os traficantes nas favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia, tem efeitos em todo país. A PM de SC é uma das que se acha limitada a agir em “zonas de segurança” que a decisão criou. Vídeos em […]

Polícia freada
A espantosa liminar do ministro “supremo” Edson Fachin, proibindo a polícia de agir contra os traficantes nas favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia, tem efeitos em todo país. A PM de SC é uma das que se acha limitada a agir em “zonas de segurança” que a decisão criou. Vídeos em redes sociais com filas de pessoas para comprar maconha e outras drogas no Rio causam perplexidade.

Cortejados
Aquele passarinho veio dizer que a exemplo do vice-governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, que tem se desentendido com o governador Wilson Witzel, a vice-governadora de SC, Daniela Reinehr, que agora está definitivamente rompida com o governador Carlos Moises, logo estão sendo alvo de muita atenção do presidente Jair Bolsonaro, que quer atrai-los para seu entorno o mais rápido possível.

Pavan e a covid
Vídeo do ex-vereador, prefeito, deputado estadual e federal, vice-governador, governador, senador e comunicador Leonel Pavan provoca risadas nas redes sociais, onde faz gargarejo com uma solução de bicarbonato, meio limão e água morna. Recomenda fazer duas ou mais vezes, no que seria a forma de expulsar o coronavírus da garganta. Seu amigo e ex-senador Jaison Barreto compartilhou, alertando para dois fatos: que não se trata de fake news e que como médico e conhecendo os antecedentes, reza para que “o diabo desse coronavírus, não tenha já atingido o cérebro”. Não diz de quem.

Destaque
Sites de ciência destacam SC no momento com a informação de que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) financiará um projeto que desenvolverá tecido pulmonar a partir de bactérias, cujo objetivo é analisar a ação do novo coronavírus no pulmão e testar medicamentos contra a covid-19. A um custo de apenas R$ 95 mil, dispensa estudos em humanos nas fases iniciais.

Engajamento
Um indicador monitorado pelo Conselho Nacional de Justiça revela o engajamento do Judiciário de SC na pandemia: as comarcas do estado já contribuíram com R$ 15,2 milhões em recursos para a compra de equipamentos e insumos no combate à covid-19. É o terceiro maior valor entre os tribunais estaduais brasileiros.

Delírio
O problema de alguns craques do futebol brasileiro que atuam na Europa e investem seu dinheiro no nosso mercado imobiliário é que eles deliram um pouco quanto aos preços daquilo que querem vender. Não lhes ocorre que aqui não é a Europa. Um deles, da Seleção, que atua na França, investiu em alguns milhões num prédio comercial e residencial em uma conhecida avenida central em Florianópolis. Não é aquele luxo, mas seus preços são europeus. Isso explica o enorme encalhe.

Proibida entrada
Prática há muito tempo comum no mundo civilizado, em SC ainda é proibido levar animais domésticos e de estimação para visitar ou entreter seus donos ou outros pacientes internados em hospitais, desde que, lógico, com autorização e comprovante de vacinação, entre outras exigências. Aqui, como sempre, é preciso de uma lei, em tramitação no Legislativo estadual.

Acefalia
Uma constatação que preocupa e até assusta nessa guerrilha entre o Palácio do Planalto e os demais poderes, tendo como pano de fundo a dramática crise sanitária do país: a falta que faz, e muita, de uma liderança política, um verdadeiro líder capaz, integro e ético para, acima de partidos, dar um caminho para o agora e o futuro da nossa República. Lamentavelmente, o que se vê é um festival de egos.

Opinião
As palavras de ministros do Supremo Tribunal Federal contra o governo Bolsonaro ficariam bem na boca de qualquer político de oposição, não em magistrados prestes a julgar processos que envolvem o alvo da fúria togada. Outra verdade: há “supremos” que parecem estar em palanque eleitoral permanente.

Cadê?
Realmente de se admirar a omissão completa e total do chamado “movimento negro” diante da nomeação do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva. Uma prova de que alguns movimentos sociais não passam de braços ideológicos manipulados por alguns partidos.

Verdades
Não há como discordar do blogueiro Cláudio Umberto quando diz que “só pode estar doente uma sociedade cuja Justiça prende blogueiros, apesar da pandemia, e solta bandidos, até do PCC, a pretexto da covid”.