Projeto de lei quer assegurar circulação de cãos-guias em todos os espaços em SC
Direito É espantosa a insensibilidade de alguns. Exemplo: está sendo necessário um projeto de lei no nosso Legislativo estadual, totalmente dispensável se houvesse um mínimo de bom senso e respeito às diferenças. Quer assegurar o direito a pessoas com algum tipo de deficiência de circular, inclusive nos meios de transportes públicos e privados, acompanhados de […]
Direito
É espantosa a insensibilidade de alguns. Exemplo: está sendo necessário um projeto de lei no nosso Legislativo estadual, totalmente dispensável se houvesse um mínimo de bom senso e respeito às diferenças. Quer assegurar o direito a pessoas com algum tipo de deficiência de circular, inclusive nos meios de transportes públicos e privados, acompanhados de seus cães-guia, que são parceiros indispensáveis.
Influência
Influenciar os novos governos estaduais a adotar políticas conservadoras, notadamente quanto à criança e adolescente, família e mulher – tudo o que parece ir contra o novo governo federal – foi a missão da visita da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Ribeiro (que sucedeu a Damares Alves), ontem, em Florianópolis, ao governador eleito Jorginho Mello (PL).
“Terrorismo”
Entre os métodos “terroristas” utilizados por manifestantes bolsonaristas em SC está um que chama a atenção, exibido em filme nas redes sociais, que a Polícia Civil do Estado investiga: exibe um homem acuado por um grupo que o obriga a pisar em um boné do Movimento dos Sem e Terra e balançar uma bandeira do Brasil à beira da BR 101, em Itapema. Conforme a autoridades, ainda não dá para tipificar a conduta.
Asfalto
A Federação das Indústrias (Fiesc) apresenta hoje nova análise da situação das BRs 282, 470, 153, 158 e 163 em SC. As informações do levantamento, a serem dadas pelo engenheiro Ricardo Saporiti, não são, novamente, nada boas.
Não
Seguindo parecer de órgãos ambientais e empresas privadas, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa rejeitou um projeto de lei para incluir a oxirredução na Política Estadual de Resíduos Sólidos. O oxirredução é um processo de tratamento que deixa inerte a totalidade dos resíduos sólidos processados, sem liberar gases (fumaça) ou efluentes (chorume).
Sem arte
A Assembleia Legislativa manteve veto do governador Carlos Moises a projeto que visava regulamentar a concessão do Selo Arte aos produtos artesanais de SC, como já se faz em alguns Estados. A iniciativa foi apontada como “inexequível”, por ser incompatível com o sistema jurídico vigente, e inconstitucional, por invadir competência exclusiva do Poder Executivo. Uma pena.
Aniversário
Sempre com uma programação intensa, o Instituto Internacional Juarez Machado, com sede em Joinville, comemora neste sábado seus oito anos de atividades, com programação especial a partir das 10 horas da manhã até à noite, com entrada gratuita. São exposições de artes visuais, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshop, conversa com artistas e curadores.
Registro dispensado
Chegará o dia em que aquele humilde colono que, por décadas, produz seu próprio vinho para consumo da família, tenha que ter registro em um conselho de classe. No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Química tentou mas não conseguir obrigar uma vinícola a pagar multa de R$ 100 mil por não ter um profissional da categoria na empresa. O entendimento do Tribunal Regional Federal foi de que a fabricação a granel ou envaze de vinhos não se situa em tal área.
Global 1
Através de Florianópolis, o Brasil recebe de 28 deste mês a 2 de dezembro o Fórum Global, evento que reúne uma comunidade internacional de especialistas e profissionais da área de identificação de riscos de desastres. A última edição, em 2020, registrou cerca de 2,6 mil participantes de 179 países.
Global 2
Entre os expositores do evento estão Google, Nasa, TikTok, Canada, Image Cat., Anticipation Hub, Programa de Resiliência de Cidades e Parceria Digital Earth, entre outros. Representantes da Google e da Nasa também participarão de sessões com a apresentação de temas técnicos com foco em gestão de risco.
Coitadinha
Florianopolitana, a veterana atriz Neusa Borges, que há dois meses voltou a fazer parte de elenco fixo da Globo após uma década na geladeira – seu último trabalho foi em ‘Salve Jorge’, em 2012 – , explodiu nas redes sociais nos últimos dias, farta que está de ver, ler e ouvir tantos boatos de que passa por dificuldades financeiras. Já passou, e faz tempo.