X
X

Buscar

Projeto de lei quer classificar como ato terrorista assaltos como o de Criciúma

Terrorismo Mega assaltos como o de Criciúma, em que houve uso de armamento pesado, grande número de envolvidos, tomada de reféns, explosão de bombas e ocupação de diversas ruas para o roubo de agência bancária — poderão ser considerados atos terroristas. É o que prevê projeto de lei apresentado anteontem pelo senador Major Olimpio (PSL-SP). […]

Terrorismo
Mega assaltos como o de Criciúma, em que houve uso de armamento pesado, grande número de envolvidos, tomada de reféns, explosão de bombas e ocupação de diversas ruas para o roubo de agência bancária — poderão ser considerados atos terroristas. É o que prevê projeto de lei apresentado anteontem pelo senador Major Olimpio (PSL-SP). Prevê penas de 12 a 30 anos de reclusão.

Horror
O que alguns profissionais da saúde de SC, que atuam diretamente no atendimento a pacientes com covid-19 nos hospitais, enviam, na forma de vídeos, só para parentes e amigos, estarrece. O desespero de alguns é, não raro, ter que decidir quem salvar primeiro entre os que chegam e não encontram leitos.

Fake news
Até a Assembleia Legislativa é vítima de fake news. Na semana passada, um dia depois do mega assalto em Criciúma, fez-se um minuto de silêncio, no plenário, pela “morte” do valente soldado Jeferson Luiz Esmeraldino, atingido por um tiro. Como se sabe, passou muito mal, mas sobreviveu.

Divididos
Quem vai vencer: a vaidade ou a covid-19? Quem deve responder a pergunta são as pessoas que em praticamente todas as prefeituras estão tentando preparar a solenidade de posse dos novos prefeitos, dia 1º de janeiro. Uns não estão nem aí e querem o máximo de pompa e circunstância, o que é um perigo nestes tempos de pandemia.

Lá e cá
O Supremo Tribunal Federal tentou dar sua “interpretação” para dispositivo constitucional que explicitamente veda a reeleição dos presidentes da Câmara e Senado. Em SC, seu Ministério Público acha que apesar de haver uma lei estadual proibindo pedágios, o município de Bombinhas pode continuar cobrando sua famigerada taxa de proteção ambiental.

Praia pet
Se há algo que irrita nas praias é a circulação livre de cães e, pior, quando levados ou acompanhados por seus donos. Em Itajai está se tentando resolver o problema. Projeto de lei em seu Legislativo prevê delimitação de espaço nas praias só para os animais. Coincidentemente ou não, Itajaí tem a popular Praia do Cachorro.

Melanoma
O Instituto Melanoma Brasil, organização não-governamental que atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso e letal, distribuirá gratuitamente neste mês 50 mil protetores solares para mais de 300 instituições espalhadas pelos cinco Estados brasileiros com maior incidência: SC, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Entre os beneficiados estão catadores, produtores rurais, famílias em situação de vulnerabilidade social e pacientes em tratamento. A ação é uma parceria com a Nivea Sun, uma das principais marcas de proteção solar do mundo, que cedeu os produtos.

Inconstitucional
O Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, julgou inconstitucionais dispositivos da Lei Complementar estadual 741/2019 de SC, que instituem cargos em comissão de assessor jurídico, consultor jurídico e procurador jurídico na administração estadual. A autora da ação foi a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que questionou a desvinculação dos cargos com a Procuradoria-Geral do Estado, funcionando como uma “procuradoria paralela”. Hum…

Demorando
Já chega a quase dois anos notícia, dada aqui, de que o Ministério das Relações Exteriores da Itália enviaria um diplomata para SC visando dar tratativas concretas quanto à instalação de um consulado em Florianópolis, que já o teve até os anos 1980. A novidade é que está sendo aberto um consulado em Vitória, capital do Espírito Santo.

Disputa em 2022
Passada a eleição municipal, já começa a corrida pela próxima, em 2022. E é para o governo do Estado que a articulação já está mais intensa. Há pré-candidatos para todo gosto e Carlos Moisés é um nome quase sempre citado. Mas ele faz silêncio sobre o assunto, por enquanto.

Herói
Emociona ver o médico oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella na cruzada em popularizar a boa informação médica no Brasil e, no momento, combater à propagação de fake news que questionam o avanço do covid-19 e a eficácia das vacinas.