Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei torna crime hediondo o homicídio cometido em instituição de ensino

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei torna crime hediondo o homicídio cometido em instituição de ensino

Raul Sartori

Crimes hediondos
A partir de uma sugestão das famílias vitimadas pelo ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em abril, quando um homem de 25 anos matou quatro crianças com idade entre 5 e 7 anos com uma machadinha, o presidente Lula mandou para o Congresso o projeto de lei 3613/23, que torna crimes hediondos o homicídio, a lesão corporal seguida de morte e a lesão corporal gravíssima cometida no interior de instituições de ensino públicas ou privadas (incluindo educação básica, superior, técnica, profissionalizante e cursos de idiomas). Com a medida, o condenado não terá direito a fiança e não poderá receber indulto, anistia e liberdade provisória, além de ter progressão de regime mais lenta.

Hino preservado
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou emenda à sua Constituição para blindar seus símbolos estaduais de eventuais mudanças, como o hino. É que por semanas discutiu-se nele um verso – “Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo” – , considerado racista. No Hino de SC, que tem projeto para trocá-lo por outro, os autores Horácio Nunes Pires e José Brazilício de Souza também citam a expressão “escravo”, mas num contexto de libertação. O trecho: “Quebrou-se a algema do escravo/E nesta grande nação/É cada homem um bravo/Cada bravo, um cidadão”.

Inclusão
Boa notícia essa: SC tem 135 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho, conforme recorte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022. Três a cada 10 pessoas com algum tipo de deficiência estão trabalhando no Estado. O ideal ainda está para ser alcançado, já que outros 10 mil estão em busca de oportunidades. Há muitos esforços para isso, principalmente os que vem sendo feitos pela Fiesc. Em SC há 499 mil pessoas com deficiência, dos quais 221 mil homens e 278 mil mulheres.

Vaga no Congresso
SC terá mais um representante no Congresso Nacional a partir de hoje: o primeiro suplente do PSD, Darci de Matos, assume a vaga na Câmara dos Deputados durante a licença do deputado federal Ricardo Guidi, que passa a comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde do Estado.

Opções
O 04 da prole de Bolsonaro, Jair Renan, passou a ser um candidato disputado, digamos assim. Não só o PL de Balneário Camboriú quer tê-lo como candidato a vereador da cidade em 2024; o mesmo partido, da vizinha cidade de Itajaí, tem o mesmo desejo.

Tombo
A prisão por corrupção e a renúncia forçada como prefeito de Tubarão, anularam um futuro que parecia muito promissor para Joares Ponticelli. Seu sonho era ser governador, passando, primeiramente, pelo comando de seu partido no estado, o PP. Tudo virou ruína.

Silêncio constrangedor
A educação e saúde são as pastas mais atingidas pelo bloqueio de R$ 1,5 bilhão do Orçamento da União. A reação da mídia? Quase zero. Para lembrar: quando, no governo anterior, medida semelhante foi necessária, pareceu que o mundo iria acabar.

Homenagem
Por sugestão do governador Cláudio Castro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que será inaugurado nesta quinta-feira, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, vai se chamar Susana Naspolini, a jornalista criciumense que morreu em outubro do ano passado, deixando muitas saudades nos cariocas pela sua simpatia, alegria e profissionalismo.

Superinteligentes 1
A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto Quociente de Inteligência (QI) do mundo, informa que o Brasil tem 534 crianças e adolescentes superinteligentes identificadas. São Paulo lidera com 199, depois Rio de Janeiro (64) e Minas (59). SC tem 27, contra 18 do Rio Grande do Sul e 45 do Paraná.

Superinteligentes 2
Sinais de alto QI em crianças: raciocínio rápido para resolver problemas, boa memória de longo prazo, boa memória operacional, capacidade de diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade, e rápida curva de aprendizado. Mais: tem vocabulário avançado para a sua idade; se alfabetizada precocemente, tem excelente desempenho em uma ou mais disciplinas em comparação a seus pares, alto grau de curiosidade, criatividade, persistência ao buscar um objetivo, liderança e autoconfiança, dentre outras.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo