Projeto propõe auxilio financeiro a mulheres que estejam sob medida protetiva
Varejão
O perigo do auxílio emergencial do governo federal está no fato de políticos, sempre criativos quando o dinheiro não é seu, proporem outros, disso e daquilo em todo lugar. Um projeto protocolado no Legislativo catarinense esta semana prevê dar R$ 600 mensais para mulheres vítimas de violência enquanto estiverem sob medida protetiva.
Orientação sexual
Em plena pandemia e suas angústias, o plenário da Assembleia Legislativa teve tempo para votar nesta semana a admissibilidade de uma proposta que retira da Constituição do Estado a expressão “orientação sexual” no artigo que trata da organização da educação. Seu autor, o deputado Jesse Lopes (PSL), teme que sua manutenção abra precedente para que sejam tratados em sala de aula assuntos que “não cabem ao Estado ensinar”.
Polícia Penal
O lobby é explicito sobre os deputados estaduais pela admissibilidade de proposta de emenda à Constituição de SC para que se crie a Polícia Penal do Estado, para cuidar, principalmente da segurança das unidades prisionais.
Perspectiva
Circula no trade turístico de SC pesquisa do site de viagens Melhores Destinos em que 65,3% dos 5 mil entrevistados por via eletrônica garantem que retornarão às viagens ainda este ano, principalmente no último quadrimestre, e para destinos nacionais, por enquanto.
Cotação
Há alguma dúvida de que boa parte das 28 toneladas de maconha, um recorde histórico no Brasil, apreendidas ontem na cidade de Tucuru, no Mato Grosso do Sul, com destino ao Rio Grande do Sul, abasteceria também o “mercado” catarinense? As ditas “bocas” parecem ter sentido o baque: a cotação da droga, que estava estável, teve um pico de alta.
Não levou
O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis pediu judicialmente – mas não levou – indenização de R$ 7,9 milhões, do governo estadual, alegando prejuízos que sofreu ao longo dos últimos dois meses pela suspensão dos serviços em decorrência da pandemia.
O gabola
Depois de jactar-se, em seus depoimentos, de seu desempenho no mundo do crime – entre eles 11 furtos na região de Jaraguá do Sul – um homem de 47 anos recebeu esta semana o castigo: uma pesadíssima condenação de 52 anos de reclusão, em regime fechado. Cabe apelação, mas terá quer ficar preso. O homem, ganhou fama por se vangloriar dos furtos e relatá-los com muita animação e desenvoltura, sem qualquer constrangimento.
Recebíveis
Segue em alta a produtividade do senador Jorginho Mello (PL-SC). O plenário do Senado aprovou projeto de sua autoria que cria o Certificado de Recebíveis da Educação, a ser lançado no mercado de capitais por instituições privadas de ensino. São títulos de crédito emitidos por companhias de securitização, lastreados em pagamento a ser recebido no futuro por uma empresa. Uma prática muito comum no mundo civilizado.
Furos
Notícia que espanta. Uma auditoria da Controladoria-Geral da União constatou possíveis fraudes no sistema eletrônico de votação do Ministério Público Federal, inclusive na escolha de lista tríplice para o cargo de Procurador Geral da República. Testes verificaram que é possível excluir candidaturas, transferir votos de um candidato a outro ou até mesmo excluir votos. Por isso foi adiada em 30 dias a eleição para duas vagas no Conselho Superior do Ministério Público Federal. Socorro!
Rumo à pobreza
O novo coronavirus chegou ao Brasil principalmente através de aeroportos. Daí que num primeiro momento, pegou habitantes de regiões ou bairros mais abastados. A medida em que o alastramento começou a ganhar corpo, desprezando classes sociais, aconteceu o que se imaginava. O estrago está nas periferias, que tem atenção zero de saneamento básico e gigantesca falta de consciência quanto ao comportamento sanitário. Tanto que o triste mapa estatístico brasileiro de casos de infecção coloca sete estados do Norte e Nordeste entre os 10 primeiros.