X
X

Buscar

Projeto propõe que delegacias da mulher em SC se especializem para atender pessoas com deficiência

Cidadania Um projeto inclusivo importante começou a tramitar na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Vicente Caropreso (PSDB), que é médico. Propõe que as 31 delegacias da mulher existentes no Estado sejam especializadas, também, para o atendimento da pessoa com deficiência. O Ministério Público e a Polícia Civil estão dispostos a apoiar. Que bom. Destino […]

Cidadania
Um projeto inclusivo importante começou a tramitar na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Vicente Caropreso (PSDB), que é médico. Propõe que as 31 delegacias da mulher existentes no Estado sejam especializadas, também, para o atendimento da pessoa com deficiência. O Ministério Público e a Polícia Civil estão dispostos a apoiar. Que bom.

Destino tendência
O Ministério do Turismo lança nesta semana um relatório com os 25 “destinos tendência” no país em 2022. Locais que têm natureza à disposição, em especial com sol e praia, que se destacam na preferência dos brasileiros que desejam viajar a lazer. Lá estão Florianópolis e, surpreendentemente, Praia Grande, no extremo sul de SC. Localizada próxima aos gigantescos canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade é reconhecida como a “Capital Catarinense dos Canyons”. O município tem 295 Km² de área e 7.120 habitantes, e localiza-se na divisa entre SC e Rio Grande do Sul, à 280 km de Florianópolis. A cidade foi povoada a partir de 1917, por descendentes de açorianos, portugueses e italianos.

Porta bandeira
Uma espécie de porta-bandeira dos micro, pequenos e médios empresários no Congresso Nacional e no governo, o senador Jorginho Mello (PL-SC) está por trás de uma nova ação de Bolsonaro para agradar parcela importante do eleitorado na esteira de ações como o reajuste para professores da rede pública e a renegociação das dívidas estudantis (Fies): a Casa Civil deve anunciar um novo programa de crédito para microempreendedores via bancos públicos, viabilizando empréstimos de até R$ 3 mil para este segmento.

Assédio
O problema do assédio (de todo tipo) e à discriminação no poder Judiciário, em todas as instâncias, assumiu proporções tão preocupantes que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove um seminário, quarta-feira, voltado para juízes, servidores, colaboradores, estagiários, integrantes do sistema de Justiça e ao público, via plataformas digitais. Adendo: no seu Censo das Diversidades, divulgado recentemente, mais da metade das pessoas ouvidas disseram ter vivenciado ou presenciado condutas machistas, sexistas, racistas e de discriminação no Judiciário de SC.

Veneno
As redes sociais estão bombando os nomes de 14 deputados federais catarinenses que votaram favoravelmente ao texto-base do projeto de lei 6299/2002 que facilita a autorização e comercialização de agrotóxicos no país. O único a votar contra foi Pedro Uczai (PT) enquanto Carmem Zanotto (Cidadania) se absteve. O assunto é controverso, realmente. Mas é preciso se dizer que quem menos é, foi ou está sendo ouvido na questão são os agricultores. Sempre tomados como os vilões na visão dos ambientalistas comedores de alface que trabalham em gabinetes refrigerados e tem dificuldades para distinguir uma abóbora de uma melancia.

Medo
Um detalhe marca a trágica estatística apontando que nove mulheres foram vítimas de violência doméstica neste ano em SC no período entre 1º de janeiro e 8 de fevereiro, cujos autores dos crimes foram maridos, namorados, filhos e netos das vítimas: estas, ou seus familiares, não registraram boletim de ocorrência contra os criminosos. Comparado com o mesmo período de 2021, o número de feminicídios no Estado cresceu 300% em janeiro deste ano.

Imagens derretidas
Quem gosta de política invariavelmente gosta de políticos, e tem lá seus nomes preferidos, até de diferentes partidos porque os olhos sob o ponto de vista da ética, honradez e princípios, dentre outras virtudes. Mas também tem lá suas decepções. Imensas decepções. O que dizer, por exemplo, do impoluto Geraldo Alckmin, prestes a unir-se a Lula, afastando-se da base daqueles que sempre o elegeu, e do jovem deputado federal Kim Kataguiri, que revelou ter simpatia pelo nazismo?

Grande notícia!
A grande mídia impressa nacional, definitivamente, se entregou à futilidade e frivolidade. Nas últimas horas, salvo uma exceção aqui ou ali, a notícia “importante” é que naquele lixo do lixo da TV, o inqualificável programa “Big Brother Brasil 2022”, Jade e Paulo André “se beijaram após festa”. Noticia interessantíssima, não é?

Lido, alhures
“Nazismo, comunismo, socialismo ou fascismo. Nomes diferentes para o mesmo resultado: perda das liberdades individuais (pensamento, política, econômica, sexual, etc.), destruição gradativa da atividade produtiva e controle pelo Estado corrupto. Nesses regimes políticos, a imprensa e o Judiciário são inúteis. E o cidadão também”.