X
X

Buscar

Projeto que proíbe banheiros unissex em escolas e universidades de SC está pronto para ser votado

Banheiros unissex Está quase pronto para votação em plenário, na Assembleia Legislativa, projeto que vai dar o que falar: proíbe as instituições de ensino de SC de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. A regra vale para unidades de ensino básico, fundamental, médio, técnico e superior, públicos ou privados. Alívio A […]

Banheiros unissex
Está quase pronto para votação em plenário, na Assembleia Legislativa, projeto que vai dar o que falar: proíbe as instituições de ensino de SC de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. A regra vale para unidades de ensino básico, fundamental, médio, técnico e superior, públicos ou privados.

Alívio
A economia de SC e em especial a indústria, festejam uma das melhores notícias dos últimos tempos: a redução em 13,5% da tarifa de gás natural, por parte da SC Gás a partir de junho. Nada mal diante dos juros, inflação elevada e um governo central ainda hesitante, mas esforçado, é preciso reconhecer.

Revisionismo
Decisão do Conselho Universitário da UFSC permitirá que se reavalie casos em que a instituição prestou “homenagens àqueles que praticaram comprovadamente denunciações e perseguições durante a ditadura civil-militar”. O documento base para tal revisão é o relatório final da Comissão Memória e Verdade, instituída em 2014, e finalizado em 2018. Quanto ao título doutor honoris causa – como o aprovado para o cantor Gilberto Gil, semana passada – não há o que “reavaliar”. Entre os titulados ainda em vida estão o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago; o escritor Salim Miguel; Zilda Arns, Herbert José de Souza, Mario Bunge e Milton Santos. Nas titulações inferiores, talvez, como as conferidas a políticos, possa haver “revisões”.

Português
O ex-deputado federal Paulo Bornhausen, 59 anos, nascido em Blumenau, comemora, desde sexta-feira, a conquista da cidadania portuguesa. São das terras de Pedro Álvares Cabral os antepassados de sua mãe, Déa Barreto Bornhausen. Nos últimos 12 anos, quando se abriu a oportunidade de obtenção da dupla cidadania, cerca de 400 mil brasileiros obtiveram a nacionalidade portuguesa.

Recorde
Colaborador da Federação Catarinense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol, o veterano jornalista José Bonifácio Telles informa que 121 integrantes da mídia esportiva catarinense – um recorde histórico – se credenciaram para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Catarinense, sábado, quando o Criciúma venceu o Brusque por 1 a 0. Completaram a lista oito fotógrafos, sete portais, dois olheiros (scouts), 12 profissionais de comunicação dos dois clubes e dois profissionais de TV não detentora de direitos.

Segunda instância
O Senado aprovou requerimento assinado pelo senador Sergio Moro (União-PR), para desarquivar o projeto de lei que reativa a prisão em segunda instância. O projeto é de autoria do ex-senador Álvaro Dias (Podemos-PR), derrotado por Moro na eleição do ano passado. Dentre os catarinenses o documento foi assinado pelos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL). Ivete da Silveira não se manifestou.

Reconhecimento
A UTI do CEPON, em Florianópolis, foi reconhecida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira entre as mais eficientes do país. A certificação faz parte do projeto UTIs Brasileiras, que tem o objetivo de orientar políticas de saúde e estratégias, melhorar o cuidado dos pacientes críticos e a eficiência de tais unidades. O CEPON foi a única unidade a receber o selo “UTI Eficiente” com atendimento pelo SUS em SC nesta categoria.

Unanimidade 1
Não houve uma única voz contrária à instalação de uma escola cívico-militar em Mafra durante audiência pública com tal fim, promovida pela Assembleia Legislativa, quinta-feira. O modelo leva em conta a gestão compartilhada da unidade de ensino entre civis (professores e diretores) e militares.

Unanimidade 2
Exemplos vizinhos contaram. Um foi mostrado pelo Colégio Cívico-Militar Estadual Dr. Ovande do Amaral, de Rio Negro, no Paraná, Estado que já tem 192 escolas do modelo: começou com 380 alunos, agora tem quase 800 e está entre as melhores do Ideb. Em SC há nove implantadas até agora, com a supervisão da Secretaria de Estado da Educação.

Comemoração
Primeiro criado entre as 27 assembleias legislativas do Brasil, o Observatório da Violência contra a Mulher de SC, instalado na Assembleia Legislativa, completou dois anos sexta-feira. No seu site qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode se informar das ocorrências de feminícidio, de lesão corporal e de estupro, entre outras informações.