Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Relatório da PF indica que “Luciano” foi hackeado 28 vezes por grupo de hackers; seria o da Havan?

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Relatório da PF indica que “Luciano” foi hackeado 28 vezes por grupo de hackers; seria o da Havan?

Raul Sartori

É ele?
A perícia da Polícia Federal identificou que pelo menos 84 autoridades públicas foram alvos de tentativas de invasão feitas pelo grupo de hackers presos na Operação Spoofing. “O Globo” teve acesso à lista de alvos, que inclui celulares do presidente Jair Bolsonaro e dos seus filhos, os ex-procuradores-gerais da República Raquel Dodge e Rodrigo Janot, membros do Judiciário e procuradores da Lava-Jato. O terceiro nome mais hackeado é de um tal de “Luciano”, por 28 vezes. Seria o empresário Luciano “Havan” Hang? A conferir.

Água
Mestre e doutor em Geografia pela UFSC, o professor Luciano Augusto Henning surpreendeu os 300 participantes do 4º Seminário “Meio Ambiente e Sociedade 2019”, sexta-feira, em Salto Veloso, com uma informação que poucos sabem: que o aquífero Serra Geral é mais importante que o Guarani para SC, por cobrir 51% de seu território. Garante ter uma água limpa e boa, localizada no subsolo, nas fraturas das pedras de ferro, acessíveis. As do Guarani estão a mais de 1,5 mil metros de profundidade.

Ouvidorias públicas
Ótima a iniciativa do Tribunal de Contas de enviar a todas as 295 prefeituras e 295 câmaras de vereadores do estado ofício para que adotem medidas visando a implantação de ouvidorias públicas, de acordo com a lei federal 13.460/2017. O texto obriga a oferta do serviço em todo o território nacional desde junho. O próprio TCE concorda: não basta apenas oferecer o serviço; deve haver qualidade e eficiência no atendimento. A coluna acrescenta: é preciso também fiscalizar e cobrar. Todos estão cheios de faz-de-conta.

Apoio
Raro de se ver isso. O MDB de SC emitiu nota para explicar os motivos do apoio, embora ainda amistoso, mas aparentemente leal, ao governador Carlos Moisés, motivo de tanta ciumeira em outras agremiações, principalmente do PSL. Em outras palavras (e quem diria!) elogia o comandante por fazer uma gestão republicana, sem discriminação política e por não transformar seu governo em um balcão de negócios.

Declínio
Informação do colunista Cláudio Humberto: como consequência da reforma trabalhista e do fim do imposto sindical obrigatório, o Ministério do Trabalho emitiu apenas 92 cartas sindicais em 2018, o que é 72,6% a menos que 2016, antes da reforma sepultar a fonte de grana fácil para pelegos, em sua maioria. Caiu também (78,6%) a criação de entidades patronais. Neste ano foram autorizados apenas 70 sindicatos laborais e 11 patronais. Em 2006 Lula autorizou 9.382.

Reforma tributária
O deputado federal Darci de Matos (PSD-SC) usou toda sua influência na Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados e conseguiu agendar um seminário sobre o assunto no próximo dia 5, na Câmara de Vereadores de Joinville. Participarão o presidente da comissão, Hildo Rocha; o professor, economista e ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, hoje consultor do tema no Congresso Nacional; o fundador da Datasul e da Neogrid em Joinville, Miguel Abuhab; e o economista e mentor da proposta da reforma tributária, Bernard Appy.

Dormitando
Está no gabinete da deputada Paulinha mensagem em que o governador Carlos Moises veta o aumento aos procuradores do estado, inconstitucionalmente inserido na reforma administrativa. Um “jabuti”, dos mais peludos.

Obras literárias
Depois do questionamento deste espaço, a UFSC explicou que critérios usou para fazer a lista de obras literárias do seu vestibular, entre eles o polêmico título “Um útero é do tamanho de um punho”, de poesia, da autora paulista Angélica Freitas em que alguns versos, lidos na tribuna da Assembleia Legislativa, levaram deputados a questionar o que interessaria aos futuros universitários saber que tipos de objetos podem ser inseridos na genitália e qual necessidade de lerem um livro que faz referências a enfiar o dedo no ânus. Explica que procura contemplar um repertório diversificado, que aborde questões contemporâneas importantes e que estimule a formação do candidato como leitor. Quanto a Angélica, o fez, considerando, além do equilíbrio de gênero, sua “contemporaneidade na literatura brasileira” e “reconhecimento pela crítica como importante aposta”.

TRT-SC
Iniciou o processo eleitoral no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC). Dia 7, em sessão administrativa, seus 18 desembargadores escolherão o presidente, vice e corregedor para o biênio 2020-2021. Se nada mudar, o que é pouco provável, serão eleitos, respectivamente, Maria de Lourdes Leiria, Teresa Regina Cotosky e Amarildo Carlos de Lima.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo