X
X

Buscar

Relatório mostra reflexos da pandemia na educação a nível médio em Santa Catarina

Impacto na educação O relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado, que mediu os reflexos da pandemia da Covid-19 na educação de nível médio em SC, detectou baixo índice de retorno de alunos de 15 a 17 anos. Também, apontou uma surpreendente insuficiência de oferta de vagas de cursos profissionalizantes na rede estadual. […]

Impacto na educação
O relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado, que mediu os reflexos da pandemia da Covid-19 na educação de nível médio em SC, detectou baixo índice de retorno de alunos de 15 a 17 anos. Também, apontou uma surpreendente insuficiência de oferta de vagas de cursos profissionalizantes na rede estadual. No mais recente edital, foram ofertadas 2.403 vagas, enquanto o número de inscritos foi muito superior, de 6.888. O estudo aponta que um dos caminhos possíveis para a redução da fuga de adolescentes da escola está na expansão da educação profissional técnica de nível médio, com a oferta de cursos alinhados às características de cada região e considerando as condições socioeconômicas delas.

Sou pardo
Na autodeclaração para concorrer às eleições deste ano, 1.387 candidatos de todo país “trocaram de raça”, digamos assim. O mais notável de SC é o postulante a governador pelo PL, o senador Jorginho Mello. Na de 2018 ele se declarou branco; na deste ano, pardo.

Faísca atrasada
Um ano depois de uma comitiva do governo federal e convidados, composta por 69 pessoas, ter ido aos Emirados Árabes participar da Expo Dubai, o Ministério Público Federal de Brasília resolveu agora abrir um inquérito, em busca de possíveis irregularidades. No grupo estava o então secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, que é candidato ao Senado pelo PL de SC.

Desonestidade
Lula foi fazer campanha política na Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu o calote ao Financiamento Estudantil (Fies). Alguém andou dizendo que nessa absurda apologia à desonestidade as universidades poderão ter, de agora em diante, cursos de vigarismo. Todos on-line e totalmente grátis, obviamente.

Salada na urna
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), já antecipou o que milhões de eleitores, que não creem mais em partidos políticos, vão fazer dia 2 de outubro. Darão seus votos a nomes, não às legendas a quem obrigatoriamente tem que estar filiados. No seu caso diz que votará em Carlos Moisés (Republicanos) para governador; Raimundo Colombo (PSD) para senador; Caio Tokarski (Aliança Brasil), para deputado federal; e Pepê Collaço (PP) para deputado estadual.

Magia x porcaria
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis não se aguentou e emitiu pesada nota para reclamar do aumento vertiginoso de pichações em casas, prédios e equipamentos públicos de toda a espécie (monumentos, placas, etc.) e exigir um debate na tentativa de conter tanta depredação. Nisso sobrou para a UFSC, que repudiou a ação dos órgãos de segurança ao tentar coibir pichações supostamente “em defesa do Estado Democrático de Direito”.

Animais protegidos
Agora só depende da sanção do governador para virar lei um projeto de autoria do deputado estadual João Amin (PP), que cria a Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos. Conforme o texto, o Executivo poderá instituir essa delegacia a partir das estruturas físicas já existentes.

Visitantes ilustres
Em um pouco mais do que 15 dias de funcionamento, o volume de visitação do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, anima a gestão. Passaram por lá visitantes dos Estados Unidos, Itália e México, de dez cidades catarinenses (Florianópolis, Alfredo Wagner, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Petrolândia, São Joaquim e São José) e de cinco estados (Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo). O instituto funciona com entrada gratuita, na rua Desembargador Pedro e Silva, 2.568, em Coqueiros, de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.

Tributo
Uma tocante cerimônia, anteontem, no Museu do STF, marcou o lançamento do livro “Eis Aí Suas Rosas”, um tributo ao ministro Teori Albino Zavascki, falecido em 2017. A obra foi editada pela Associação Senhora de Lourdes, de SC, e conta com prefácio do ministro aposentado Celso de Mello, declarações de familiares, autoridades, amigos, servidores e ministros do STF.

Ilhas de calor
Estudo feito entre 1990 e 2020 por uma aluna e um professor da UFSC, que usaram técnicas de análise de dados de satélites, descobriu que na Ilha de SC existem também ilhas de calor, onde a temperatura se mostra maior do que em locais mais afastados. Para efeito de comparação, em uma mesma data analisada registrou-se uma variação superior a 11 ºC entre dois pontos distintos: enquanto o Centro teve locais com temperatura de superfície entre 40,2 e 42,3 ºC, a registrada na região da Lagoa da Conceição variou entre 24,3 e 28,8 ºC.