X
X

Buscar

Reserva de vagas para candidatas mulheres nas eleições está em discussão no Congresso

Sem cotas Projeto que já começa a dar muito o que falar é o apresentado pela deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), que extingue a reserva mínima de 30% das vagas para mulheres nas candidaturas para mandatos eletivos preenchidos pelo sistema proporcional. Hoje a Lei Eleitoral estabelece cota mínima de 30% e máxima de 70% […]

Sem cotas
Projeto que já começa a dar muito o que falar é o apresentado pela deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), que extingue a reserva mínima de 30% das vagas para mulheres nas candidaturas para mandatos eletivos preenchidos pelo sistema proporcional. Hoje a Lei Eleitoral estabelece cota mínima de 30% e máxima de 70% de cada sexo. Caroline diz que desde que a “famigerada cota” foi incluída na legislação, os partidos têm enfrentando uma série de problemas para segui-la. Lamenta que embora seja louvável o incentivo à participação feminina na política, apenas uma parcela muito pequena das mulheres se interessa por atividade político-partidária. É verdade.

Lá a e cá
Em Brasília, o imperial Supremo Tribunal Federal tira de Jair Bolsonaro a autonomia quanto a medidas relacionadas à covid-19, mandando descentralizá-las para estados e municípios. E de Florianópolis, o Ministério Público Estadual recomenda (diferente de mandar) a prefeitura de Itajaí a não fazer publicidade do pretendido tratamento à base de ozônio (e por via retal) para matar o vírus.

Intenção de voto
Até lá (15 de novembro) muita água vai passar por baixo da ponte. Isso explica porque até agora o Justiça Eleitoral registrou somente 11 pesquisas eleitorais em SC. A maioria quer avaliar o potencial de votos e vitórias de pré-candidatos a prefeito. Conforme os índices, serão ou não referendados nas convenções, cujo prazo final para serem feitas é 15 de setembro.

Exclusão
É curioso notar que pelo menos até agora, em todos os novos testes clínicos para novas vacinas da covid-19, o Estado de SC foi excluído. Não servimos? O Diário Oficial da União publicou ontem mais uma autorização da Anvisa, com 7 mil voluntários, de sete Estados. É para a terceira fase do estudo do laboratório Janssen-Cilag Farmacêutica.

OAB machista
Projeto subscrito por três deputadas federais quer assegurar a igualdade de gênero na diretoria e na composição do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, assim como do Conselho Seccional, das Caixas de Assistência e do Conselho da Subseção. Argumentos não faltam: apesar de 49,8% dos advogados inscritos na OAB serem mulheres, nenhuma delas está na diretoria do Conselho Federal e na Escola Nacional de Advocacia. Nas 27 seccionais, também não há uma única mulher presidente.

Práticas inovadoras
Depois que a covid-19 passar, muita coisa mudará, se diz com frequência. É possível. Uma demonstração disso pode estar em inventário feito por cinco estudantes de mestrado em Administração da Universidade do Estado (Udesc). Eles identificaram 423 práticas inovadoras realizadas por governos, universidades e empresas para encarar os efeitos negativos da pandemia em SC.

Neuza Borges
Florianopolitana do distrito do Estreito, no lado continental da Capital, onde tem parentes, a veterana atriz Neuza Borges, de 79 anos, está passando novamente por uns maus bocados. Com fortes dores, se internou em hospital público de Salvador, onde mora, ontem, por não ter plano de saúde. Recentemente, sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Cerveja
A 14ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja, o maior do gênero no Brasil, entre 10 e 13 de março de 2021, em Blumenau, não só está confirmada como iniciou as vendas dos estandes para cervejarias, em 80 espaços. Em paralelo, acontece o Concurso Brasileiro de Cervejas e a Feira Brasileira da Cerveja. A meta é superar as 100 cervejarias e os mais de mil rótulos da última edição.

Bandidagem
Assusta o quanto a bandidagem neste país é capaz. Ação determinada por uma Vara Federal de Pernambuco, ontem, abrangendo 12 Estados, inclusive SC, e o Distrito Federal, permitiu o confisco de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis (entre casas em áreas urbanas e fazendas), tudo valendo algumas dezenas de milhões, talvez centenas, de quatro quadrilhas, que foram responsáveis pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa via portos brasileiros. Também foram bloqueados R$ 100 milhões.

Taxar livros?
Passava de 900 mil, ontem, o número de pessoas de subscrições (inclusive deste escriba) em abaixo-assinado virtual postado horas antes para demover o ministro da Economia, Paulo Guedes, de uma ideia absurda: taxar os livros em 12%. Hoje eles não têm taxa nenhuma, para tornar o acesso à cultura mais fácil.