SC gasta maior parte da receita com pagamento de servidores
Limite superado Neste ano, 25 estados irão superar o limite legal (60% das suas receitas) para gastos com seus servidores. Em alguns, há assombrações, como Minas Gerais, com 100,8%. E mesmo assim tem salários atrasados. A estimativa para SC é 81,1%. Conta para se pensar: sobrará apenas 19,9% para saúde, saneamento, habitação, segurança, educação…. Solidariedade […]
Limite superado
Neste ano, 25 estados irão superar o limite legal (60% das suas receitas) para gastos com seus servidores. Em alguns, há assombrações, como Minas Gerais, com 100,8%. E mesmo assim tem salários atrasados. A estimativa para SC é 81,1%. Conta para se pensar: sobrará apenas 19,9% para saúde, saneamento, habitação, segurança, educação….
Solidariedade
Transtornado com ataques à honra pessoal, como os de anteontem, verdadeiramente infames, o governador Carlos Moisés vem recebendo muita solidariedade nas últimas horas, entre elas do poderoso Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de SC, cujas exportações de seus filiados contam-se em dezenas de milhões. De dólares. Ademais, acham que no enfrentamento da covid-19, o governador agiu corretamente.
Orgulho ferido
A mídia de Tubarão reage, indignada e unida, interpretando um forte sentimento popular, à pejorativa afirmação de deputados estaduais de oposição de que há uma “República de Tubarão” instalada no governo estadual. Não foi assim quando se cunhou haver uma “República de Joinville”, “República de Lages” e “República de Criciúma” nos governos de Luiz Henrique da Silveira, Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, respectivamente.
Notívagos
As autoridades sanitárias de Balneário Camboriu passam o maior trabalho com os argentinos – em grande número na cidade – para que cumpram quarentena e, principalmente, pratiquem isolamento social. Idosos e aposentados em sua maioria, adoram sair à noite, para jantar, a qualquer custo.
O escolhido
O novo ministro da Justiça, André Mendonça, foi quem escolheu o coronel, agora reformado, da Policia Militar de SC, Carlos Alberto de Araújo Gomes, para o lugar do general Guilherme Theophilo, no comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública, não dando ouvidos à militância comandada pelo escritor Olavo de Carvalho, que chegou a fazer um movimento contra a nomeação.
Unisul
Lester Camargo, vice-reitor da Unisul, não teme ação ajuizada pelo Ministério Público Federal para anular edital de ingresso por transferência externa de alunos de turmas de Medicina por superar em 183 o número de matrículas autorizadas pelo MEC, que é de 160. Garante que o processo seguiu e segue e rigorosamente os ditames legais e que a questão foi objeto de manifestação do Tribunal Regional Federal da 4ª região que, a partir da análise das normativas do MEC, entendeu pela sua perfeita correção.
Data marcada
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, agendou para março de 2021 o leilão de concessão de 43 aeroportos, entre eles o de Navegantes e o Cubatão, de Joinville. Eram para ser agora, mas a pandemia obrigou o adiamento.
Insensibilidade
Dezenas, talvez centenas, de pessoas em estado gravíssimo nas UTIs e ambulatórios de vários hospitais catarinenses, outras morrendo, e já se passa mais de uma semana sem que a burocracia libere 50 respiradores mecânicos importados que se encontram retidos no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Dizem que a burocracia mata. E mata mesmo. É o que está se provando, novamente, agora. Intolerável e inaceitável.
Vigarice
Se serve de consolo aos milhares de “investidores”, inclusive catarinenses: os líderes da Telexfree (pirâmide financeira) Carlos Roberto Costa e Carlos Nataniel Wanzeler foram condenados a 12 anos e 6 meses de prisão, cada um, em regime fechado, além do pagamento de 512 dias-multa. Que investiu esperando ganho fácil – era o que prometiam – dificilmente verá seu dinheiro de volta.
Corte proibido
Além de leis de SC e Paraná, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica ajuizou no Supremo Tribunal Federal ação direta de inconstitucionalidade contra uma de Roraima, que também proíbe o corte de energia elétrica em residências por inadimplência enquanto perdurar a atual pandemia.
Cloroquina
Não é totalmente correta a informação de que o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, assinou nota técnica instruindo agentes de atenção primária à saúde a não receitarem cloroquina e hidroxicloroquina a pacientes com sintomas de covid-19. O gerente de Atenção Básica da Prefeitura foi quem fez a proposição, mas não autorizada por Loureiro, para quem a decisão cabe ao médico.