+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Seis deputados de Santa Catarina são coautores de pedido de impeachment de Lula

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Seis deputados de Santa Catarina são coautores de pedido de impeachment de Lula

Raul Sartori

Impeachment de Lula
Seis congressistas de SC comparecem na lista de coautores de pedido de impeachment do presidente Lula, protocolado anteontem. Eles apontam vários crimes de responsabilidade por parte do mandatário, e tem apoio de 40 deputados federais. Os catarinenses são Daniel Freitas, Caroline de Toni, Daniela Reinehr, Júlia Zanatta e Zé Trovão, todos do PL, Gilson Marques, do Novo. A possibilidade do pedido ir adiante é quase zero.

Virtude demais
O diretor do presidio Santa Augusta, de Criciúma, Rodrigo Ferreira, perdeu o cargo por fazer o tipo bonachão, pacífico e de boas relações com todos. Uma virtude, sem dúvida, mas que burlou a lei, ao permitir que o preso mais ilustre do local no momento, o prefeito afastado de Tubarão, Joares Ponticelli, recebesse visitas não registradas e secretas de um padre e uma penca de políticos, entre eles os prefeitos Clésio Salvaro, de Criciúma, e Dalvânia Cardoso, de Içara, além dos deputados estaduais Jose Milton Scheffer e Pepe Collaco, dentre outros. Todos, agora, tem que se explicar diante da rigorosa magistrada que conduz as investigações da operação Mensageiro no Judiciário estadual.

Não procede
O governador Jorginho Mello esclarece: não aceitou o convite do ex-governador de São Paulo, João Dória, e não vai a Nova Iorque para evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Mesmo porque não o recebeu. Esclarecimento da coluna: a Lide havia relacionado Jorginho entre os convidados, mas não formalizou o convite.

Nada a ver
Num dia de várias operações policiais pelo país, ontem, aconteceu também a Merízio (um sobrenome de notório político de SC), deflagrada no Distrito Federal e envolvendo o servidor comissionado Celso Francisco de Assis, pela prática de “rachadinha”.

Prancha 1
Encerrada a perna australiana do Championship Tour, a elite do surfe mundial, chegou agora a vez do Challenger Series, a divisão de acesso do circuito. A partir de hoje será disputado o Gold Coast Pro, primeira de seis etapas do Challenger, que classifica 10 homens e cinco mulheres para a primeira divisão do ano que vem. A mídia especializada está chamando a atenção para dois nomes brasileiros e catarinenses da nova geração, que tem tudo para brilhar.

Prancha 2
Um é Mateus Herdy, 22 anos, tido como grande promessa nacional. Foi campeão mundial júnior em 2018, já fez semifinal de etapa do CT no México, em 2021, quando competiu como convidado. É forte especialmente nas manobras aéreas. O outro é Léo Casal, de apenas 18 anos, que conseguiu a classificação para o Challenger com uma semifinal no QS de Fernando de Noronha, disputado em ondas grandes. Seu surfe cresce junto com a força do mar.

Ramificações 1
Está ficando cada vez mais raro, em todas as operações contra o narcotráfico, pelo menos do Rio de Janeiro para baixo, sem que SC deixe de parte como território de ação dos bandidos. Repetiu-se ontem na Operação Downfall, em que a Polícia Federal bloqueou bens, contas bancárias e aplicações financeiras com valores próximos a R$ 1 bilhão.

Ramificações 2
Cerca de 350 policiais federais, 130 policiais civis e 25 auditores da Receita Federal cumpriram 30 mandados de prisão preventiva e 87 mandados de busca e apreensão aqui em SC, no Paraná, São Paulo, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, em Goiás e no Espírito Santo.

Ramificações 3
Em SC, particularmente, a lavagem do dinheiro era disfarçada de investimentos no setor imobiliário do litoral (Balneário Camboriú e Itapema, evidentemente), envolvendo empresas suspeitas de praticarem “negócios jurídicos fraudulentos ou não declarados”. Hum…

Sucesso
O Floripa Airport comemora várias vitórias ao mesmo tempo. Há pouco foi qualificado, pela terceira vez consecutiva, como o melhor do Brasil. Agora festeja o sucesso de novos destinos internacionais a partir do seu moderno e belo terminal, como Buenos Aires, Montevideu e Santiago.

Rir
De rir o criativo alerta pichado por um morador de Chapecó no asfalto de rua, diante de uma entrada e saída de veículos, com a calçada rebaixada: “Vaga para corno”. Foi removida pela Prefeitura depois de enorme sucesso nas redes sociais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo