Senador critica governo federal por falta de obras em Santa Catarina
Questionamento Agora com discurso oposicionista, o pré-candidato ao governo do estado pelo PSB, senador Dário Berger, criticou em rede social o tratamento do governo federal em relação a SC após a décima terceira visita de Bolsonaro (PL) ao estado. Em todas “apenas para participar de eventos sem anunciar obras ou ações”. Ecos da marcha Ouvem-se […]
Questionamento
Agora com discurso oposicionista, o pré-candidato ao governo do estado pelo PSB, senador Dário Berger, criticou em rede social o tratamento do governo federal em relação a SC após a décima terceira visita de Bolsonaro (PL) ao estado. Em todas “apenas para participar de eventos sem anunciar obras ou ações”.
Ecos da marcha
Ouvem-se ecos no Tribunal Regional Eleitoral de SC em relação ao discurso de Bolsonaro, sábado, em Balneário Camboriú. Nada, à princípio, que possa implicá-lo nas leis eleitorais, mas sim especificamente quanto a uma frase um tanto enigmática, meio descontextualizada, mas cheia de sentidos, dita por ele em discurso: de que tomará “decisões que precisam ser tomadas, caso seja necessário”.
Visão equivocada
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira sobre a contestada transferência da 3ª Vara do Trabalho de Criciúma para Itapema. O autor do pedido para realização do debate, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) reclama da “visão equivocada” do TRT-SC, por não levar em conta o número de execuções, grau de dificuldade das ações ajuizadas, número de ações coletivas, impacto nas jurisdições, desenvolvimento econômico das regiões afetadas e a robusta atividade sindical na região de Criciúma, dentre outros importantes aspectos.
Profecias
Leitor observa que a baixa adesão à Marcha para Jesus, sábado, em Balneário Camboriú, com Bolsonaro, pode ter sido resultado de profecia bíblica expressa no livro do Êxodo,20:7: “O Senhor não deixará impune aquele que tomar o Seu nome em vão”. Acrescenta que quem tirar proveito político de evento religioso com fiéis de boa-fé bate de frente com o terceiro mandamento: “Não usarás o nome de Deus em vão”.
Histórico
O governador Carlos Moisés não quer o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB) como seu companheiro de chapa, na condição de vice. Será prevenção contra vices? Daniela Reinher, a vice-governadora eleita junto com ele em 2018 foi, desde os primeiros meses de governo (e continua sendo, mas nem tanto), uma pedra no seu sapato. E que pedra!
Homenagem
Com 100 anos de idade e 84 de carreira na fábrica de tecidos Renauxview, Walter Orthmann, de Brusque, foi agraciado com a insígnia da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho. A condecoração foi entregue pelo presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi, ontem, na sede da empresa, que também recebeu a homenagem. Em janeiro deste ano, Orthmann bateu seu próprio recorde por ser o funcionário com a carreira mais longa na mesma empresa. A façanha foi reconhecida e registrada pela primeira vez no livro Guinness de recordes mundiais em 2018.
De volta
Algumas famílias da região sul de SC têm sido surpreendidas com a chegada, repentina, em suas casas, de crianças e adolescentes, todos parentes, oriundos dos Estados Unidos, para onde entraram sem documentos. Flagrados, foram deportados. Mesmo assim, na região há verdadeiros “escritórios” montados e atuando para quem quer emigrar para a “América”. Alguns cobram até R$ 150 mil pela empreitada, sem garantir que tenha sucesso.
Omisso
Há uma tensão enorme nos domínios indígenas no Alto Vale do Itajaí por conta de demarcações de terras. Políticos estão tentando intervir e até houve quem pensasse na ideia de trazer o presidente da Funai para ajudar numa solução. Não é uma boa ideia. No comando da fundação desde julho de 2019, Marcelo Xavier não visitou terras indígenas nenhuma vez em lugar algum.
Bullying
Expressiva maioria (68%) dos catarinenses, gaúchos e paranaenses apontam o desenvolvimento de problemas psicológicos – tais como insegurança, ansiedade, distúrbio alimentar, depressão e até suicídio – como a principal consequência para as vítimas de bullying. A média dessa constatação em âmbito nacional é de 66%, concluiu pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Ipespe. Outras consequências: evasão escolar ou desinteresse pela escola (9%), o aumento da violência nas escolas (9%) e a queda do rendimento escolar (6%). Ainda na região, a expressão “bullying” é de conhecimento de 81% da população.
Mundo animal
A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou projeto que define punições para tatuagens e piercings com fins estéticos em cães e gatos. Causa repulsa saber de práticas tão horrendas em pleno século 21.