Senador Jorginho Mello mira candidatura ao governo do estado em 2022
Olhando à frente
Com elogiada e realmente eficiente atuação no Congresso Nacional, principalmente em prol de SC, o senador Jorginho Mello (PL-SC) já começa, com máxima discrição possível, a abrir os caminhos que possam levá-lo, sem sobressaltos, à candidatura pela sucessão de Carlos Moisés em 2022.
ICMS abusivo
Um providencial projeto de lei do deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS) promete acabar com o ICMS verdadeiramente abusivo cobrado por alguns estados sobre os principais combustíveis. Propõe uma alíquota máxima dentro do estado, de 20% para gasolina, 10% para óleo diesel e 15% para o etanol (anidro e hidratado). Hoje, de acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), a alíquota de ICMS varia, da gasolina, de 25% a 34%, dependendo do Estado. Para o diesel e o etanol é, respectivamente, de 12% a 25% e 12% a 32%.
Desperdício
O Centro de Convenções de Florianópolis, que custou R$ 68 milhões, é quase um elefante branco. Quase, já que sua inutilidade não é completa, porque, antes da pandemia, vinha servindo para festas de batizados e de formaturas. E quanto ao Centro de Convenções de Balneário Camboriú, a situação não é muito diferente. Está pronto, depois de anos de idas e vindas, mas agora a Santur diz que o uso será liberado daqui a um ano pois não tem elevadores e há necessidade de licitação.
SC Digital
O governador Carlos Moisés comunicou à Assembleia Legislativa que vetou integralmente projeto que cria o Programa SC Digital. Propõe a criação de ilhas digitais em locais públicos com acesso gratuito a computares, impressoras e internet. Lindo, mas quem pagaria tudo isso? O Executivo considerou a iniciativa inconstitucional por invadir sua competência.
Comportamento
Difícil entender comportamentos de algumas pessoas que, preocupadas em não ser contaminadas pelo novo coronavírus, usam máscaras mas, na primeira oportunidade que tem, as despacham, jogando-as na rua, contaminadas ou não. Lamentável.
Momentos
As redes sociais dizem que antes da eleição, Bolsonaro estufava o peito para dizer “”Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e que agora seus eleitores decepcionados é que podem dizer dele “Brasil acima de tudo, meus filhos acima de todos”.
Paraísos fiscais
Pelo menos cinco países europeus vão proibir que empresas registradas em paraísos fiscais recebam dinheiro público dos programas de socorro contra a crise do coronavírus. No Brasil ainda não se falou disso. Hum….
Anticorrupção
Tubarão é, ainda oficiosamente, a primeira cidade de SC selecionada pelo Executivo estadual para receber uma das cinco delegacias especializadas no combate à corrupção que serão instaladas no Estado. Não há definição, ainda, sobre onde ficarão as demais.
Danos morais
O ex-pastor Gustavo Alves Rocha e a Editora Globo foram condenados pela Justiça de SC a pagar indenização de R$ 50 mil ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. O caso vinha tramitando desde 2009 decorrente de reportagem da revista Época atribuindo a Rocha, que trabalhava em SC, supostas orientações superiores, de Macedo, para arrecadar dinheiro dos fiéis.
Letras
O “Estadão” e a “Folha de S. Paulo” destacaram e elogiaram nos últimos dias o novo livro do escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder, “Aranhas”, de contos, da editora Record. Autor de títulos impactantes, como “As Certezas e as Palavras” e “As Fantasias Eletivas”, Schroeder inspirou-se em um instinto de proteção paterno. Frequentador de uma comunidade de 5 mil habitantes em Garopaba, todo dia topava com uma quantidade razoável dos bichos. Para evitar acidentes com os filhos pequenos, andava nas pontas dos pés na casa procurando por sinais, e, leitor voraz, começou a pesquisar o comportamento delas. O interesse se expandiu a ponto de ele consumir representações dos bichos na literatura e nas outras artes.
Revisão
Após o trânsito em julgado de ação, que chegou até o Supremo Tribunal Federal, o INSS em Blumenau recebeu prazo de 12 meses para revisar todos os pedidos de aposentadoria por idade dos últimos 10 anos que tenham sido indeferidos por “falta de qualidade de segurado ou carência (no ano do requerimento), ou a concomitância dos requisitos”. Hum….