Sindicato denuncia crescimento do número de creches clandestinas em SC
Clandestinidade
O Sindicato das Escolas Particulares de SC denuncia: está crescendo o número de casos de “creches clandestinas”, espaços domiciliares improvisados, também conhecidos popularmente como “cuidadorias” no Estado. MP-SC, Vigilância Sanitária, secretarias e conselhos municipais de Educação estão sendo alertados.
Hang na ponta
O empresário Luciano “Havan” Hang deita e rola de felicidade. Sem nunca ter aventado publicamente a possibilidade de exercer cargo eletivo, eis que está em primeiro lugar em intenções de voto para senador de SC em 2022, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Tem 22,9%, seguido pelo ex-governador Raimundo Colombo, com 17,3%; João Rodrigues, prefeito de Chapecó, 7,9%; e pelo senador Dario Berger, pela reeleição, com 5,3%.
Bolsonaro líder
A mesma pesquisa revela que Bolsonaro continua com uma popularidade invejável em SC: 52% dos eleitores apoiam sua reeleição, contra 24,2% que preferem Lula. Em 3º comparece Ciro Gomes, com 3,5%, seguido do ex-ministro da Saúde, Luiz Mandetta, 2,8%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, notabilizado nacionalmente por se declarar gay, tem 2% dos vizinhos catarinenses.
Em primeiro
SC assumiu o posto de maior estado produtor do Brasil no setor de vestuário e acessórios, com receita de R$ 6,6 bilhões no biênio 2017/2018, passando à frente de São Paulo, até então sempre líder, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo evidencia que a variação da participação do Sudeste no PIB industrial do Brasil no período teve queda de -7,66 pontos percentuais, enquanto houve crescimento nas outras quatro regiões, com destaque para Sul e Nordeste, que tiveram desempenho acima de 2 pontos percentuais.
Pressa
Há, felizmente, congressistas que pensam diferente. A deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) solicitou, por ofício, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a retomada imediata dos trabalhos presenciais da casa legislativa, como estão fazendo, justifica ela, todos os setores da sociedade.
Surpresa
Os políticos mais tradicionais de SC não são bobos e nem vem a público dizer que estão verdadeiramente surpresos com a performance de Carlos Moisés – um novato na política – na pesquisa da NDTV divulgada esta semana sobre intenções de voto para governador em 2022. Ele lidera em seis das 10 possíveis composições.
Ignorância
Se lê, ouve e vê em SC pessoas, algumas altamente escolarizadas, dizendo que é o medo da reação que as leva a não tomar a primeira e a segunda dose da vacina contra a covid-19. A pandemia é muito mais grave do que não se vacinar! Quanta ignorância!
Herói
Estar em Tóquio já é um grande prêmio para o atleta catarinense Darlan Romani, uma aposta do Brasil no arremesso de peso. Entre os infortúnios recentes Romani pegou covid-19, enfrentou uma lesão nas costas e passou os últimos meses longe do seu treinador.
Em família
Se for ocupar a poderosa Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, do PP, deixa sua vaga de senador em família, literalmente. Assume a primeira suplente, Eliane Nogueira, sua mãe. Que tal, congressistas, mudar as regras para que suplentes também sejam eleitos e se evite tais obscenidades?
Penca
Depois de SC, ainda no ano passado e que culminou com um recente decreto, o primeiro do gênero no país (contestado pelo PT no Supremo Tribunal Federal), a proibição do uso da linguagem neutra nas escolas é alvo de discussão em outros 14 Estados e na Câmara dos Deputados, diz “O Globo”. As propostas, todas rejeitadas até agora, são para adaptação da língua portuguesa para que as pessoas não binárias (quem não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino) se sintam representadas. Assim, “amigo” ou “amiga” virariam “amigue” ou “amigx”, por exemplo.
Lá e cá
Para não deixar árido o imenso aterro da Baía Sul, junto ao Centro de Florianópolis, na Ilha de SC, foi contratado, no início dos anos 1970, o famoso paisagista Burle Marx. Sua magnífica criação foi sendo paulatinamente destruída desde então. Uma vergonha, um desrespeito completo. Enquanto isso, criações dele no Rio de Janeiro, como o calçadão de Copacabana, os jardins do Aterro do Flamengo e o sítio que leva seu nome, são candidatos a Patrimônio Mundial da Unesco.