X
X

Buscar

Só neste ano, 8,7 mil estudantes abandonaram a escola em SC

Danos à educação O resultado de levantamento feito pelo Tribunal de Contas nos 295 municípios do Estado mostrando os sérios danos à educação pública municipal devido à covid-19, merece uma reflexão. Só neste ano cerca de 8,7 mil estudantes abandonaram a sala de aula. Mas se levada em consideração a evasão escolar total, sobe para […]

Danos à educação
O resultado de levantamento feito pelo Tribunal de Contas nos 295 municípios do Estado mostrando os sérios danos à educação pública municipal devido à covid-19, merece uma reflexão. Só neste ano cerca de 8,7 mil estudantes abandonaram a sala de aula. Mas se levada em consideração a evasão escolar total, sobe para 13,7 mil em creches, pré-escola, ensino fundamental e médio e nas unidades de educação de jovens e adultos.

Sair do foco
Ao contrário do que vem acontecendo com Bolsonaro – que só pensa na sua reeleição e parece esquecer de governar – o governador Carlos Moisés (sem partido), que também quer permanecer mais quatro anos no cargo, foi aconselhado a deixar o tema fora do foco o máximo que puder, pelo menos por enquanto, e priorizar fatos e ações de seu governo. Está dando certo.

Escritora e ativista
A deputada estadual, professora e historiadora Ana Campagnolo (PSL) se firma como uma ativista, mas do seu jeito, à direita, como expresso em seu segundo livro, lançado na semana passada: “Guia de Bolso Contra Mentiras Feministas”. A obra chega no embalo de outro título dela, de 2019, “Feminismo: Perversão e Subversão”, que já vendeu mais de 50 mil exemplares. Um best-seller para os padrões brasileiros.

É golpe
A Justiça do Trabalho de SC alerta para um golpe pelo WhatsApp: um perfil falso informa sobre a existência de créditos referentes a uma ação trabalhista em nome da vítima e tenta convencê-la a fazer um pagamento para quitar as custas do processo. Os estelionatários usam o nome “TRT – Assessoria” e fingem ser servidores do TRT-SC. A mensagem é encaminhada a pessoas que já constam como partes em ações reais e informa que elas têm direito a sacar um valor referente a um processo julgado. Tudo golpe.

Não é motivo
Preocupação delicada de muitas empresas vai deixar de existir se for adiante projeto pronto para votação no Congresso Nacional que revoga dispositivos da CLT que preveem a “prática constante de jogos de azar” e a “embriaguez habitual” como motivos para a demissão por justa causa do empregado.

Ambulância
Bolsonaro sancionou a lei federal 14.252/21, que cria o Dia Nacional do Condutor de Ambulância, a ser comemorado anualmente no dia 10 de outubro. Há uma lei idêntica em SC, originária depois de um absurdo: tais motoristas eram multados por furar sinais de trânsito quando estavam transportando pessoas que precisavam atendimento com urgência. É que a burocracia estava acima de tudo, inclusive da vida.

Disneylândia
A mídia especializada em turismo vem divulgando a construção da Be Wine, maior empreendimento enoturistico brasileiro, com investimento de R$ 300 milhões, no chamado Vale dos Vinhos, no entorno de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Que sirva de inspiração para outros projetos. Que tal uma Disneylândia da Cerveja, em Blumenau? Tudo a ver.

Prudência
A covid-19 está fazendo vários prefeitos de capitais a cancelarem festas para marcar a virada do ano. O de Florianópolis, Gean Loureiro, preferiu o meio termo: fazer apenas um espetáculo de fogos de artifício na Avenida Beira Mar Norte, mas nada de shows musicais.

Rejeição
Uma boa notícia: o Brasil tem a menor rejeição à vacina contra covid-19 da América Latina, conforme levantamento realizado pelo Banco Mundial em 24 países da região. A maior resistência à imunização é a dos haitianos. Quanto a SC, o Estado está em 3º no país com menor rejeição ao imunizante. Mesmo assim são mais de 500 mil pessoas.

Como entender?
Acordos de colaboração da Operação Lava Jato arrecadaram até agora uma fábula superior a R$ 1,5 bilhão. Acordos homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que de forma sistemática, por parte de alguns de seus inconfiáveis ministros, tem feito de tudo para desmoralizar a mesma Lava Jato.

Lido, alhures
“O governo concluiu que a Petrobras já não serve mais a ele e nem ao País, e sim aos acionistas minoritários que controlam seus cargos-chave”. Verdadeiro, e cruel para o consumidor.