+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Solidariedade: famílias de Santa Catarina estão entre as que mais autorizam doações de órgãos no país

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Solidariedade: famílias de Santa Catarina estão entre as que mais autorizam doações de órgãos no país

Raul Sartori

Solidariedade
Notícia que lava a alma: em 2022, SC registrou a menor taxa de não autorização para doação de órgãos do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). De um total de 728 potenciais doadores notificados, apenas 141 famílias recusaram a doação. O número corresponde a uma taxa de negativa de 28%. No resto do Brasil, infelizmente, é de 47%, a mais alta dos últimos 10 anos.

Menos veneno
Outra notícia para se louvar: um programa do Ministério Público de SC voltado à segurança alimentar, que começou em 2011, monstra que houve redução do uso irregular de agrotóxicos no Estado. Atualmente com foco principal na alimentação distribuída nas escolas públicas, detectou-se que em 2022 foram constatadas desconformidades em 13,15% das amostras, uma grande diferença com os resultados de 2011, quando 34,5% apresentaram irregularidades.

Suspeita
O Tribunal de Contas do Estado mandou suspender todos os atos administrativos vinculados à registro de preços de pregão eletrônico promovido pelo Consórcio Interfederativo SC (Cincatarina), para gerenciamento da frota dos órgãos públicos dos 295 municípios do Estado, no valor de R$ 131,1 milhões, para serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva de veículos e de equipamentos, com fornecimento de pneus, óleos lubrificantes e de lavação. Chamou a atenção, particularmente, a diminuta concorrência. Hum…

Decadência
Em 2015 SC tinha quatro times (Chapecoense, Figueirense, Avai e Joinville) na série A, a elite do futebol brasileiro. Bons tempos. Oito anos depois a realidade exposta nesta semana, deprime: na Copa do Brasil, o Criciúma foi eliminado pelo Coritiba; em Maringá, o Marcilio Dias perdeu por 2 a 0 e caiu fora. Só sobra o Brusque, que hoje joga contra o CSA.

Desigualdade salarial
A deputada Luciane Carminatti (PT) está protocolando dois projetos para incentivar a igualdade salarial entre homens e mulheres em SC. Motivos há, e fortes: o Estado está em terceiro lugar, atrás de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, onde é mais gritante a desigualdade salarial de gênero. Um dos projetos obriga que vencedores de licitação comprovem que não pagam menos para mulher (mesmo salário para mesma formação, função e carga horária).

Liberdade?
O mundo político catarinense saberá hoje se o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, preso há um mês pela Operação Mensageiro, ganhará a liberdade ou não. Quem vai decidir é a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Há apostas de que o alcaide continuará vendo o sol nascer quadrado por mais um tempo.

Vigarice
Espanta ver tanta gente razoavelmente culta, informada e com bom salário, caindo até inocentemente nesses esquemas de pirâmide financeira, como o desfeito esta semana no Litoral Norte do Estado. Há poucos dias um igual foi desmantelado em Balneário Camboriú. Beiram a zero as chances de ter o dinheiro de volta. Muita gente ficou sem nada da noite para o dia.

Radicalismos
A Câmara de Vereadores de Florianópolis parece um ringue, com direitistas e esquerdistas se digladiando. Na sessão de terça-feira foi rejeitado projeto que concedia o título de cidadão honorário da cidade ao cantor Gilberto Gil. Noutro momento, foi aprovada a concessão da Medalha Antonieta de Barros à deputada estadual bolsonarista Ana Campagnolo (PL). O projeto foi rejeitado em uma das comissões, comandada por uma vereadora esquerdista. A entrega será hoje.

Heroína
Após a aprovação, anteontem, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, seguiu ontem para sanção do presidente Lula o projeto de lei que inscreve o nome da pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O livro está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento localizado em Brasília, construído em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves.

Dia do Animal
Se houvesse tal data, 14 de março poderia ser o Dia do Animal em SC. Coincidentemente três fatos ocorreram na mesma data: o governador Jorginho Mello inaugurou a Divisão de Proteção Animal (DPA) da Polícia Civil de SC; em Joinville foi ajuizada ação civil pública para que a Cidasc e a Prefeitura criem estruturas para garantir o direito dos animais de grande porte em situação de maus-tratos; e no Tribunal de Justiça foi mantida a proibição de criação e a comercialização das espécies de sagui Callithrix geoffroyi, Callithrix jacchus e Callithrix penicillata no Estado, por serem consideradas espécies exóticas invasoras no território catarinense.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo