Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

STF dá prazo para prefeituras cancelarem convênios com bombeiros voluntários para vistorias

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

STF dá prazo para prefeituras cancelarem convênios com bombeiros voluntários para vistorias

Raul Sartori

Trabalho ignorado
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, deu prazo de um ano para aplicação de decisão da própria corte, da semana passada, que veta prefeituras de realizarem convênios com os bombeiros voluntários para vistoria de normas de segurança contra incêndio, como acontece em várias cidades de SC desde 2013. O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), da Frente Parlamentar de Defesa dos Bombeiros Voluntários, da Assembleia Legislativa, lamenta, triste e desiludido, que o STF tenha ignorado completamente os efeitos de um trabalho altamente meritório que há décadas é realizado gratuitamente e com enorme competência e qualidade pelos bombeiros voluntários catarinenses.

Inclusão
Sempre é preciso uma lei para escudar o que, no mundo civilizado, poderia ser absolutamente normal, fazendo uso apenas do bom senso. É o que se pode dizer de projeto em tramite no Legislativo estadual para permitir que estudantes autistas ou com seletividade alimentar tenham o direito de levarem seu próprio alimento para a escola, seja ela pública ou privada.

Exceção
Na final da leitura da infame carta alusiva ao lançamento, semana passada, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar do Audiovisual Independente, em que SC foi referido, literalmente, como o Estado “mais racista do Brasil”, houve aplausos de vários deputados presentes, que talvez nem tenham ouvido direito ou prestado a atenção, menos do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira. A propósito do episódio, a Procuradoria Geral do Estado já foi instada a avaliar que conduta pode ser tomada pelo Estado para que os catarinenses sejam protegidos de tais ataques, que tem sido contínuos.

Proteção
O Judiciário estadual inaugurou segunda-feira seu Centro Integrado de Segurança e Monitoramento. Em todas as 112 comarcas e na sede do Tribunal de Justiça serão instaladas mais de 4,3 mil câmeras de videomonitoramento ao fim das quatro etapas do projeto. O sistema é tão sofisticado que comporta reconhecimento facial, identificação das placas de veículos, oferta de botão do pânico em salas de audiência e de sessões de julgamento, além de alarmes sonoros.

Oktober carioca
A Spaten, a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau, aproveita o evento catarinense para lançar uma promoção no famoso Circuito de Bares do Rio de Janeiro: entre amanhã e 21 o consumidor ganha uma terceira do mesmo tamanho e o direito de tentar a sorte no mesão de “biersliding”, que é uma prática em celebrações cervejeiras de todo o mundo em que vence quem consegue deslizar o caneco, cheio, evidentemente, pela maior distância possível ao longo de uma mesa.

Ancestralidade 1
O Genera, primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, lançou um estudo inédito que traz dados sobre a ancestralidade e predisposições a doenças dos brasileiros por Estado, com base em um banco de dados de mais de 260 mil DNAs analisados.

Ancestralidade 2
A ancestralidade europeia se destaca em todas as regiões, mas é em SC, Paraná e Rio Grande do Sul onde há maior representatividade. O levantamento indica SC como o Estado brasileiro onde 83,10% dos pouco mais de 7 milhões de habitantes tem ascendência europeia. Seguem-na a africana, 4,52%; americana, 5,29%; asiática, 1,03%; e judaica, 2,23%. No Rio Grande do Sul e Paraná a representatividade também é altamente europeia, com 82,86% e 77,48%, respectivamente.

Poupança 1
O estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, feito pela Serasa e divulgado ontem, mostra que 7 em cada 10 brasileiros (72%) já separaram quantias mensais para investir ou guardar na poupança.

Poupança 2
Com o expressivo percentual de 75,6%, moradores de São Paulo afirmaram que já separaram valores mensais para investimentos e poupança. Os números são parecidos em SC, onde 75,2% confessaram já ter separado dinheiro mensalmente para investimentos ao menos uma vez. Enquanto 35,9% afirmam que não deram continuidade à estratégia, 39,3% contam que seguem a prática atualmente.

Sem consciência
Na rodovia Ivone Fretta, em Tubarão, que tem apenas cinco quilômetros de extensão, a Associação Pedal Sem Pressa recolheu apenas no sábado pela manhã, mais de 40 sacos de lixo descartado pelos usuários da estrada. Mau exemplo que se encontra também em outros rodovias.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo