TPA de Governador Celso Ramos não passou de uma fraude
Fraude da TPA Poucos ousam dizer com todas as letras, claramente, nem mesmo o Tribunal de Contas do Estado que, tardiamente, mas enfim fez, mandou suspendê-la: que a famigerada Taxa de Proteção Ambiental (TPA) do município de Governador Celso Ramos não passou de uma fraude. Se pode dizer quase o mesmo da cobrada em Bombinhas. […]
Fraude da TPA
Poucos ousam dizer com todas as letras, claramente, nem mesmo o Tribunal de Contas do Estado que, tardiamente, mas enfim fez, mandou suspendê-la: que a famigerada Taxa de Proteção Ambiental (TPA) do município de Governador Celso Ramos não passou de uma fraude. Se pode dizer quase o mesmo da cobrada em Bombinhas.
Orações 1
Apesar de dizer estar “absolutamente tranquilo” e que “a Justiça esclarecerá os fatos” em relação ao relatório da CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa, que o implica, o governador Carlos Moisés, ao visitar Nova Trento, ontem, para ativar 10 leitos de UTI no hospital local, quis visitar o Santuário de Santa Paulina, que não conhecia, para “pedir proteção”, conforme um assessor. Lá, contrito e isolado por uns momentos, rezou.
Orações 2
Carlos Moisés tem uma imagem de Santa Paulina em seu gabinete. Entre os presentes na solenidade de ontem, um fato entre eles é comum: a deputada Ana Paula da Silva, líder do governo na Assembleia Legislativa, é devota fervorosa e visita o santuário com muita frequência; o deputado estadual Altair da Silva se curou de uma hepatite, quando menino, no hospital fundado pela santa em Nova Trento; e o deputado federal Fábio Schiochet, que também ganhou uma imagem da santa do prefeito neotrentino, Gian Voltolini, atribui a ela o reatamento de seu casamento.
Socorro!
Tornados, granizo, chuva forte, vendaval, micro-explosão e neve em SC. Nunca tantas desgraças naturais se abateram sobre os catarinenses em tão pouco espaço de tempo. Catarinenses sempre dispostos a soerguer-se em seguida, sem esmorecer. Assim somos nós, felizmente.
Telhado de cristal
O deputado Kennedy Nunes vem ironizando o número de viagens do governador nesses primeiros 20 meses de mandato. A crítica vem de alguém que é, disparadamente, o campeoníssimo em diárias no Legislativo estadual, por um motivo: viaja demais. O contribuinte, otário, banca tudo.
Piada pronta
O que o bom senso recomendaria, neste país da piada pronta é preciso uma lei, seguida por uma parafernália arrecadatória, para pagar inspeções, fiscais, etc., para qualquer coisa valer. É o que sugere projeto do deputado estadual João Amin (PP), que visa permitir que restaurantes e estabelecimentos congêneres possam adquirir pescados frescos diretamente dos pescadores artesanais e aquicultores. Hoje não pode.
Bloqueio
O secretário estadual da Fazenda, Paulo Eli, disse a representantes das principais federações patronais estaduais o que poucos sabem: que o intocável Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) não regulamentou até agora, apesar da terrível pandemia que abate a todos, isenções de ICMS, inclusive sobre importação, para medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à covid-19.
Solidariedade
É reconfortante ver isso. Tribunal de Justiça de SC promoveu ontem, em sessão extraordinária, uma tocante homenagem aos profissionais da área da saúde que lutam diariamente no combate ao covid-19 no Estado. São heróis.
Água mineral
Representando um setor que gera indiretamente mais de 10 mil empregos, a Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral está colocando em operação uma campanha pela priorização do consumo envasado no Estado. Planeja divulgar mensagens de apoio ao produto local em diferentes estratégias para reforçar o papel do setor para a economia catarinense, principalmente nesse momento de pandemia. A entidade representa 18 empresas da indústria do segmento.
Jornalismo funerária
Tem total razão o blogueiro Cláudio Umberto quando diz que o “jornalismo de funerária” (Rede Globo em especial) tem como rotina destacar apenas o total de pessoas infectadas pelo covid-19, mas ignorar, sempre, que já há 2,5 milhões de curados, fazendo parecer que a pandemia só piora.
Prêmio questionado
A exemplo de projeto que não passou na Assembleia Legislativa de SC, outro parecido, no Congresso Nacional, propõe que nacionalmente os Estados abram mão de parte do IPVA para motoristas que não tenham sido multados no trânsito. Cá entre nós, não é justo. Seguindo o mesmo espírito legislativo, seria o caso de condecorar quem não comete assassinato, não rouba ou não sonega impostos. Certo?