TRE-SC monta imenso aparato para garantir segurança das eleições de 2022
Pronta-resposta
Nada mais nada menos que 31 instituições fazem parte do Gabinete de Pronta Resposta para as eleições deste ano em SC. O eleitor até se assusta com tal e imenso aparato instaurado pelo Tribunal Regional Eleitoral “para prevenção e o tratamento de incidentes durante o período eleitoral”. Tomara que nada de ruim aconteça, mas a impressão que se tem, com inédita prevenção, é que não estaremos diante de uma eleição pacífica, como foi desde o sempre por aqui, mas sim de um levante, uma revolução ou algo do gênero.
Protagonismo
Vice-presidente nacional, o advogado Rafael Horn foi quem presidiu a mais recente reunião colegiada que envolveu os presidentes das OABs de todos os Estados em Fortaleza (CE), enquanto o presidente, Beto Simonetti, cumpria agenda institucional no Tribunal Superior Eleitoral. No encontro, foi destaque catarinense também a apresentação de projetos em curso em SC, pela presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, como o programa Anuidade Zero e a campanha de prerrogativas realizada pela seccional, que desburocratiza a atuação da advocacia em repartições públicas.
Planejamento familiar
Projeto que teve participação decisiva da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) virou lei, desde ontem, sancionada por Bolsonaro. Derruba a necessidade autorização do marido para que a mulher possa fazer laqueadura, cirurgia que leva à esterilização feminina. No caso da vasectomia (procedimento feito nos homens), também deixa de ser obrigatória a autorização da cônjuge.
Quem paga
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC considera que a suspensão por 60 dias do pagamento do piso da enfermagem, decidida pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, representa uma esperança para o setor até que os entes envolvidos garantam a fonte de custeio, para que ele seja aplicado. Só em SC o impacto nas folhas de pagamento supera os R$ 500 milhões por ano. A entidade representa mais de 180 hospitais, responsáveis por mais de 70% dos atendimentos SUS, 500 laboratórios de análises clínicas e cerca de 3 mil estabelecimentos de serviços de Saúde no Estado.
1% a menos
O deputado federal Coronel Armando é autor de projeto de lei que vai dar muito o que falar: reduz em um ponto percentual, a partir de janeiro de 2024, a atual alíquota de 20% da contribuição devida por empresas para o financiamento da Seguridade Social. A ideia é que, a partir de janeiro de 2028, a alíquota passe a ser de 15%.
Celebração
Para celebrar a chegada da primavera, a encantadora vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, promove neste sábado a abertura da exposição “In Vino Veritas”, com 20 gravuras inéditas de temas variados (vinhos, tango, jazz, festas e castelos) produzidas em Paris, onde mora, pelo multiartista joinvilense Juarez Machado. O título da mostra significa, em tradução literal do latim, “No vinho está a verdade”. Pensando bem….
Estranho invasor
A Universidade do Sul de SC (Unesc), de Criciúma, anunciou ontem a finalização de estudo sobre a possibilidade do surgimento de animais no Estádio Heriberto Hülse. A solicitação foi feita pela direção do Criciúma E.C. após um gambá cruzar o gramado durante o jogo diante do Londrina, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na conclusão do relatório, a resposta: não há animais silvestres no local. Naquela ocasião o bicho “estava só de passagem” pelo local.
Ilustre desconhecido
Até quem acompanha mais de perto o futebol de SC viu aparecer, da noite para o dia, um novo time de futebol: o Atlético Catarinense, de São José, que agora está na Série A do Campeonato Catarinense de 2023. O time chegou à elite de SC com pouco mais de dois anos desde sua fundação. Jamais outro chegou a esse patamar em tão pouco tempo. Além do acesso, garantiu uma vaga na final da Segundona, que será contra o Criciúma.
Bem-estar animal
Na terra onde a infame farra do boi está, finalmente, nos seus estertores, novas leis, entidades e associações foram criadas para prevenir e impedir casos de maus-tratos e outros crimes cometidos aos animais, tanto domésticos como selvagens. Louve-se o papel da Assembleia Legislativa, que tem feito a sua parte com a aprovação de projetos na área. Dois dos mais recentes foram sancionados pelo governador Carlos Moisés, e já em vigor. Um proíbe piercings e tatuagens para fins estéticos e outro define a distância mínima das margens das rodovias em que os animais podem ser amarrados.