X
X

Buscar

Visita de Lula a SC ocorrerá em meio a impasse entre partidos de esquerda do estado

Sinuca Na última semana deste mês, Lula deve visitar o Rio Grande do Sul e SC. Nada indica que até lá se resolva um impasse em SC. Aqui o PSB, aliado ao PT, está decidido a lançar o senador Dário Berger a governador. O PT, por sua vez, tem como pré-candidato Décio Lima, que discute […]

Sinuca
Na última semana deste mês, Lula deve visitar o Rio Grande do Sul e SC. Nada indica que até lá se resolva um impasse em SC. Aqui o PSB, aliado ao PT, está decidido a lançar o senador Dário Berger a governador. O PT, por sua vez, tem como pré-candidato Décio Lima, que discute uma composição com o Solidariedade.

Composição
O enredo estava pronto há dias e foi concluído anteontem: o PSD de SC reuniu-se em Florianópolis e fez o que a maioria de suas lideranças esperava, ou seja, compor-se com o União Brasil para disputa da majoritária no estado tendo o ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro, como candidato a governador e o ex-governador Raimundo Colombo a senador. Composição que ganha muita robustez, sem dúvida.

Proteína cultivada
A JBS, líder global em alimentos à base de proteína, escolheu Florianópolis para sediar o JBS Biotech Innovation Center, um centro de pesquisas voltado para a área de alimentos. O investimento é estimado em US$ 60 milhões nos próximos quatro anos. Será instalado em um terreno de 40 mil m2 no norte da Ilha de SC e vai gerar mais de 100 empregos diretos, incluindo vagas de alta qualificação profissional.

Parada
A indústria catarinense está um tanto empacada. O IBGE divulgou ontem que a produção industrial cresceu em nove dos 15 locais pesquisados na passagem de fevereiro para março deste ano. A maior alta foi observada em São Paulo (8,4%), enquanto SC, surpreendentemente, apresentou uma queda de -3,8%. Na comparação com março de 2021, houve alta em oito locais, com destaque para Mato Grosso (22,9%). Sete locais tiveram queda, sendo as mais acentuadas em SC (-9,8%) e no Pará (-7,2%).

Cultura
Área que foi destratada nesse governo – mesmo mérito negativo que se pode atribuir aos anteriores – a cultura consegue sobreviver. Um alento está sendo dado agora pela Fundação Catarinense de Cultura, que divulgou a primeira lista de 22 municípios, todos pequenos e com IDH baixo, que serão contemplados com até R$ 300 mil para implementação de Centros de Desenvolvimento Cultural. Os recursos deverão ser utilizados na compra de equipamentos de som, luz, mobiliário, gestão e tratamento acústico.

Voz dos Oceanos
No final deste mês, a famosa Família Schurmann, de SC, e a tripulação da expedição Voz dos Oceanos, que tem o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente, deverá chegar em Miami, onde serão comemorados os resultados conquistados até o momento. Estima-se que só em 2021 cerca de 44 milhões de pessoas viram reportagens veiculadas em diferentes canais de comunicação sobre a expedição, que em um ano liderou, ao lado de voluntários locais, 10 limpezas de praias, mangues e barreiras flutuantes.

Eleições suplementares
Está confirmada para 5 de junho a realização de eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Porto Belo e Presidente Castello Branco. O Tribunal Regional Eleitoral aproveitará as duas para fazer um acompanhamento minucioso do processo, testando novidades da transparência eleitoral.

Empoderamento
O Supremo Tribunal Federal manteve, por unanimidade, a validade de normas de SC, Minas Gerais, Bahia e Alagoas que concedem aos defensores públicos o poder de requisitar, de autoridades e de agentes públicos, certidões, documentos, informações e demais providências necessárias à sua atuação institucional. A Procuradoria Geral da República havia pedido a inconstitucionalidade de todas elas, alegando que promoveriam “desequilíbrio na relação processual”.

Perdas não-técnicas
O senador Jorginho Mello (PL-SC) é relator de projeto de lei, quase pronto para votação em plenário, que limita a inclusão de cobrança pelas chamadas perdas não-técnicas na conta de luz. Entre essas estão furtos de energia, erros de medição e erros no processo de faturamento. Pelo texto, a distribuidora só poderia repassar o custo da energia perdida para o consumidor até certo valor, em limite a ser definido pela Aneel.

Hora H
O ato de remover propositalmente o preservativo durante o ato sexual, ou deixar de colocá-lo sem o consentimento do parceiro ou da parceira, pode resultar em reclusão de 1 a 4 anos, no mínimo. É o que prevê o projeto de lei 965/22, de autoria do deputado federal Delegado Marcelo Freitas (União-MG), em trâmite na Câmara dos Deputados. A prática é denominada de stealthing, em inglês.