Audiência no Congresso debate proibição de “arquitetura hostil” no Brasil
Arquitetura hostil
Audiência pública no Congresso Nacional discute nesta semana o projeto de lei 488/21, que proíbe o uso de arquitetura urbana de caráter hostil ao livre trânsito da população em situação de rua nos espaços de uso público. Em Florianópolis, o exemplo mais explicito disso está em volta do piso térreo de um prédio do INSS (justo ele, voltado à previdência social!) no cruzamento das ruas Arcipreste Paiva com a praça Pereira Oliveira. Altas grades há tempos “protegem” as marquises evitando que sob elas se instalem “dormitórios”.
COP-26
Coordenador de uma coalização que reúne 25 chefes de Executivos estaduais afinados com o tema, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, tem Carlos Moisés na lista de convidados, que ainda vai oficializar, para ir à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, em Glasgow, de 1 a 12 de novembro.
Exibido
Carioca radicado em Itajai, o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, usou suas redes sociais no fim de semana para registrar a agenda de “trabalho-passeio” em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com sua quase compulsiva má vontade contra o governo federal, “O Globo” destacou, primeiramente, que ele gravou vídeo na praia, fez piada com tubarão – seu “animal predileto” – e transmitiu momento de confraternização com Renzo Gracie, lutador de MMA, para depois focalizar o que ele realmente foi fazer lá. Da comitiva do governo também faz parte o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.
Churrasco
Lula e Bolsonaro e seus churrasqueiros…. O de Lula foi o enfermeiro e sindicalista catarinense Jorge Lorenzetti, cuja afinidade ideológica e gastronômica ia muito bem até o dia, em 2006, em que se meteu na compra de um falso dossiê, com R$ 1,7 milhão dado pela Odebrecht, contra o então candidato à presidência, José Serra (PSDB). Lula, teatralmente furioso, qualificou o amigo de “aloprado”. Bolsonaro tem o seu, o gaúcho Joas do Prado Pereira. Até quando não se sabe, já que andou dizendo que já assou para o capitão uma picanha que custa R$ 1.799,99 o quilo, enquanto o churrasco de fim de semana é algo cada vez mais distante das famílias brasileiras.
Chapecoense
Parada há mais de um ano no Senado, a CPI da Chapecoense, que apura a situação das famílias das 71 vítimas do acidente aéreo em 2016 e a falta de pagamento de indenizações, pode ser retomada em breve com uma única e derradeira sessão. Senadores envolvidos na comissão pediram ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a retomada dos trabalhos para a conclusão do relatório.
Carga turística
Uma audiência pública no Congresso Nacional discute nesta quarta-feira o impacto da carga turística (volume de visitantes) em municípios, dentre eles Bombinhas, em SC. Terá a participação de sua secretária municipal de Turismo, Bianca Seibt. A carga turística é uma forma de acompanhar as condições de uso de determinados pontos, visando levantar dados para minimizar impactos negativos e potencializar impactos positivos relacionados ao ambiente ou à qualidade da experiência do visitante.
Mais custos
Com certeza a indústria têxtil catarinense, uma das maiores do país, não foi ouvida para “inspirar” projeto de lei, pronto para ser votado na Assembleia Legislativa, que só lhe trará mais custos. Obriga etiquetas em Braile e com códigos QR Code nas peças de vestuário fabricadas e comercializadas no Estado. Entre as penalidades estão a cassação do alvará de licença, interdição e suspensão temporária da atividade.
Família
Causaram estupefação no Ministério Público de SC as falcatruas cometidas pela família Mondini da Costa, formada pelo ex-prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa e seus “colaboradores”, os irmãos e empresários Everaldo e Edivaldo. A prefeitura era a “mãe” dos seus negócios escusos, indo do varejinho ao grande atacado em todo tipo de malfeito possível.
Apoio
A Assembleia de Deus em SC, presente nos 295 municípios com 2.800 templos e 300 mil membros, decidiu dar apoio incondicional a pré-candidatura do deputado estadual Kennedy Nunes ao Senado. Há afinidades: ambos combatem a pedofilia, a liberação das drogas, o aborto e ideologia de gênero.
Escolas cívico-militares
Às nove escolas cívico-militares no modelo preconizado pelo MEC existentes em SC (Biguaçu, Palhoça, Itajaí, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Tubarão e Joinville) deve se acrescentar mais uma, em Porto União, para também atender União da Vitória, no Paraná. Quem está cuidando do assunto no MEC é o deputado federal Coronel Armando (PSL-SC).