Realização da Oktoberfest Blumenau é previamente definida ainda para 2020, mas com data diferente
Prefeitura falou sobre a festa em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira
Prefeitura falou sobre a festa em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira
Na manhã dessa sexta-feira, 29, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o secretário de turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, anunciaram através de uma live que pode ser acompanhada no Facebook da prefeitura, que a 37ª Oktoberfest Blumenau deverá ser realizada ainda em 2020.
A festa, contudo, não será realizada no mês de outubro, mas sim prorrogada para, previamente, de 11 a 29 de novembro por conta dos trabalhos que deverão ser feitos para que a festa aconteça com toda a segurança e para que todos os protocolos de saúde exigidos sejam colocados em prática. Um possível cancelamento pode ser definido, e a posição final deve ser dada até o mês de agosto.
O prefeito Mário sempre disse que o mais importante nessa decisão é garantir a vida das pessoas e isso ele não abriria mão. Por conta de todos os estudos realizados pela equipe de governo, entenderam que é possível que a Oktoberfest seja realizada no decorrer deste ano.
A Heineken, que é dona da marca Eisenbahn, principal cervejaria da festa, vai fazer a apresentação da decoração dos pavilhões nos próximos dias para a direção do Parque Vila Germânica.
Alguns equipamentos, como o túnel de desinfecção instalado na empresa Coteminas de Blumenau, são cogitados como boas alternativas para a esterilização das pessoas que entrarem na Oktoberfest 2020.
Segundo conversa que tive com Marcelo Greuel na última quarta-feira, 27, não se tem um protocolo específico para este tipo de evento, mas que eles serão construídos baseados nas informações e nos estudos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, onde serão envolvidas nesse trabalho a secretaria de saúde do estado e a secretaria de saúde de Blumenau.
Os números mostram que as contaminações de coronavírus em Blumenau estão em níveis controlados e hoje a rede hospitalar tem condições de atender as pessoas infectadas na cidade.
Na reunião que o prefeito Mário Hildebrandt teve com Carlos Moisés, na quinta-feira, 28, o governador prometeu enviar para Blumenau 15 respiradores comprados da empresa WEG neste mês de maio, e toda a estrutura de saúde do município também foi levada em consideração para a decisão definitiva de realizar a Oktoberfest no ano de 2020.
Outros dois importantes eventos turísticos que estavam sendo estudado se iriam acontecer este ano foi o Natal Luz, da cidade de Gramado (RS), a e Festa do Peão Boiadeiro, em Barretos (SP), e ambos já anunciaram que vão ser realizados ainda em 2020.
O Natal Luz de Gramado vai começar no dia 22 de outubro de 2020 e se estenderá até o dia 30 de janeiro de 2021. Segundo a secretária adjunta da secretaria de turismo da cidade gaúcha, Rosângela Potter, todos os cuidados com a saúde do turista foram colocados em prática desde já, pois a principal fonte econômica da cidade é o turismo, e os protocolos sanitários serão exigidos em todos os estabelecimentos da cidade.
Já a organização da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos anunciou, através de uma live com a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano no sábado, 16, que a festa vai ocorrer entre os dias 28 de outubro a 2 de novembro de 2020. O evento de Barretos, que estava programado para ocorrer entre os dias 20 e 30 de agosto, teve uma redução no número de dias da sua duração, passando de 11 para 6 dias e ainda não há uma data para iniciar a venda de ingressos para o maior rodeio da América Latina.
Segundo os números de 2019, 800 mil pessoas entraram na arena de Barretos, sendo que 58% eram turistas vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A festa paulista movimentou em 2019 R$ 900 milhões, com o impacto positivo na economia de 21 cidades da região.