+

Reaproveitamento de material orgânico é o tema do Na Lata Certa desta segunda-feira

Compostagem de resíduos contribui para a adubação do solo

Reaproveitamento de material orgânico é o tema do Na Lata Certa desta segunda-feira

Compostagem de resíduos contribui para a adubação do solo

Imagine quantas vezes você, leitor, jogou no “lixo” comum casacas de banana, maçã, laranja e dezenas de outras frutas, restos de legumes, talos de verduras e uma infinidade de outros alimentos.

 

Agora imagine se todos esses compostos orgânicos restantes de um café da manhã, almoço ou jantar, fossem separados de modo correto: você sabia que eles seriam capazes de garantir mais qualidade para aquela verdura que você tem plantada em seu jardim, ou a beleza de uma flor em seu apartamento?

 

E é justamente sobre a separação do material orgânico e o uso dele no processo de compostagem, que a edição do Na Lata Certa de hoje traz para você dicas e informações de como é possível contribuir ainda mais para o meio ambiente reaproveitando o resto de alimentos. 


Compostagem nada mais é do que a transformação dos resíduos sólidos orgânicos em adubo de qualidade e com baixo custo.


Em Brusque, um grupo de 18 alunos, com idades entre 3 e 4 anos, está mostrando que esta realidade de baixos índices de reaproveitamento de material orgânico pode ser mudada. Integrantes da turma Infantil II, do Centro de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira, eles foram os pioneiros na rede municipal de ensino a desenvolver uma composteira dentro da própria sala de aula.


**Confira a galeria de fotos


– É vivenciando, tocando a terra, as folhas, e se sentindo parte da natureza que as crianças aprendem a cuidar e preservar, principalmente porque foram elas que montaram e fizeram este processo acontecer -completa a professora turma, Elisabete Gomes Nazário.

 

**Saiba mais sobre a compostagem e também a opinião dos alunos do CEI sobre o processo, na edição impressa do Na Lata Certa desta segunda-feria, 17 de setembro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo