Recicle é adquirida por multinacional francesa; conheça detalhes do contrato
Grupo Veolia assumiu as atividades da empresa brusquense
A Recicle Catarinense de Resíduos foi adquirida oficialmente pela Veolia, multinacional francesa que atua na área de serviços ambientais em água, resíduos e energia em 11 países da América Latina.
A autorização para a transferência do controle societário da empresa brusquense foi solicitada à prefeitura no ano passado. Essa autorização era necessária, pois a Recicle detém a concessão da coleta de lixo do município e, de acordo com a legislação, é necessário o consentimento do poder concedente, ou seja, a prefeitura, para a transferência do controle societário da concessionária.
A Veolia adquiriu 100% das cotas societárias da Recicle, que pertenciam aos empresários Adalberto da Silva e Sérgio Reinaldo Hang.
No documento enviado à prefeitura no ano passado, o Grupo Veolia se comprometeu a assumir integralmente o contrato com o município, cumprindo todas as cláusulas em vigor.
O contrato atual entre a Recicle e a Prefeitura de Brusque foi firmado em 2003, para a concessão dos serviços de engenharia sanitária e limpeza urbana da cidade, pelo prazo de 25 anos, ou seja, até 2028.
Sobre a multinacional
O Grupo Veolia foi fundado em 1853, em Libourne, na França, e conta com uma receita anual de 27 bilhões de euros. Tem 179 mil colaboradores, atuando em 11 países somente na América Latina.
Na área de resíduos, o Grupo Veolia presta serviços de coleta municipal a 42 milhões de pessoas e trata anualmente mais de 50 milhões de toneladas de resíduos, atendendo a 520 mil clientes comerciais e industriais. O Grupo conta com mais de 675 centros de tratamento ao redor do mundo.
Só no Brasil, administra quatro aterros sanitários próprios, com um quinto em fase final de construção. Dois estão no estado de São Paulo e outros dois em Santa Catarina.
Detalhes do contrato
O contrato assumido pela Veolia prevê que a empresa é a responsável pela coleta regular, transporte, transbordo e descarga de resíduos domiciliares sólidos e outros compactáveis, em aterro sanitário devidamente licenciado e aprovado pelo município.
Também é de sua responsabilidade a operação, tratamento, controle e manutenção do aterro sanitário.
De acordo com o contrato, a coleta regular deve ter frequência de cinco vezes por semana, seguindo o itinerário já definido. Os serviços devem ser implantados em todas as localidades, atingindo a totalidade da população com periodicidade de no mínimo uma vez por semana.