Reconstrução: Secretaria de Obras de Brusque inicia recuperação de ruas após cheias no rio Itajaí-Mirim
Usina de asfalto poderá a funcionar novamente já nesta terça-feira
Usina de asfalto poderá a funcionar novamente já nesta terça-feira
O jornal O Município conversou com o secretário de Obras de Brusque, Ivan Bruns, para saber quais ações foram realizadas pela pasta durante as chuvas e, por consequência, quais serão as próximas após a estabilização das chuvas na região.
De acordo com o secretário, as equipes da secretaria já estão atuando desde o dia 4 de outubro, quando as chuvas fortes iniciaram em Brusque e região.
“Desde lá as equipes estão prontas para executar qualquer tarefa. O maquinário já estava à disposição para movimentar as águas e não deixar ocorrer a sedimentação de todo o material que vem junto (barro, areia e lodo). As equipes que atuam nas bocas de lobo também são acionadas de forma imediata, para que consigam limpar todas elas. Também é realizado o recolhimento de todos os tipos de entulhos”.
Questionado sobre quais seriam os próximos da pasta, Ivan diz que, como o rio Itajaí-Mirim subiu novamente, a equipe já está mexendo com as águas para minimizar os alagamentos.
“Há caminhões pipas prontos para realizar a limpeza da Beira Rio também. Dependendo da situação climática, já queremos ligar nesta terça-feira, 10, a usina de asfalto. Há muitos pontos que precisam de reparos após as fortes chuvas que caíram. Também sabemos da existências de tubulações que precisam de avaliação e reconstrução. Queremos voltar ao atendimento normal o quanto antes”, concluiu o secretário.
Segundo informou o secretário, em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, o foco, neste momento, é liberar, sempre que o rio Itajaí-Mirim retorna à calha, o tráfego nas duas margens da avenida Beira Rio, já que há grande fluxo de veículos.
As equipes estão de plantão 24 horas desde o último dia 4 de outubro, para agilizar todo o atendimento necessário à comunidade, destaca o secretário.
“Sempre que o rio estabiliza e começa a descer, nossas equipes já iniciam os trabalhos. Temos o maquinário que auxilia no escoamento da água da via de volta para o rio. Esse procedimento é realizado para que todo o lodo e areia retorne para o rio, não ficando na via, dificultando os trabalhos de limpeza posteriormente”.
Em outra frente de trabalho, equipes também atuam nas limpezas das bocas de lobos, já que, devido às enxurradas, muita lama se acumula, dificultando o escoamento das águas pluviais.
“Além disso, sempre realizamos o recolhimento de todo o material, como toras, galhos, mato, que se prende aos arredores, calçada e pilares das pontes, quando a água sobe. Se não limparmos sempre que possível, o acúmulo pode se transformar em uma represa, que dificultará ainda mais o escoamento das águas”, continua o secretário.
Todos os trabalhos dependem da situação climática. “Precisamos de estabilidade no tempo, para que possamos realizar a Operação Tapa Buraco nas vias mais afetadas. Neste momento o solo está molhado, e alguns locais cedem devido à água. Alguns trabalhos só podem ser realizados quando a situação estiver sob controle”, finaliza.
O trabalho da Secretaria de Obras envolverá ainda a atuação para minimizar os estragos causados pelas ocorrências durante as chuvas.
Foram registrados nos últimos dias 16 deslizamentos de terra, quatro alagamentos em residências, quatro alagamentos em ruas, quatro residências vulneráveis, quatro quedas de muro e dois rompimentos de tubulação, entre outros.
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: