Recurso para instalação de internet gratuita, em Botuverá, já está disponível
Antenas serão instaladas no Centro, Lageado Alto, Lageado Baixo e Chapadão
O recurso para a instalação da internet gratuita em Botuverá, cerca de R$ 470 mil, já está disponível. O município já fez a licitação e agora a empresa vencedora se prepara para iniciar a instalação das quatro antenas que levarão o sinal wireless – sem fio – a quatro pontos da cidade: Centro, Lageado Alto, Lageado Baixo e Chapadão.
Leia também: Apesar da crise, empresas abrem filiais em Brusque
O projeto faz parte do programa SC Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura, e tem como objetivo aproximar as comunidades rurais da tecnologia. O projeto é piloto e, além de Botuverá, irá beneficiar outros nove municípios: Schroeder, Bocaína do Sul, Trombudo Central, Flor do Sertão, Major Vieira, Ipuaçu, Pinheiro Preto, Catanduvas e Pedras Grandes. “Este projeto está tramitando há dois anos. Estive na Secretaria de Agricultura e dei a sugestão de descentralizar a aplicação do projeto. Botuverá será o primeiro município a agilizar a instalação”, destaca o prefeito José Luiz Colombi, o Nene.
Depois que as antenas forem instaladas, o acesso à internet será liberado para toda a população. “As pessoas poderão passar na prefeitura para pegar uma senha para poder utilizar a internet”, diz. O prefeito destaca que qualquer morador de Botuverá poderá usar a internet gratuita, além de empresas, escolas e os turistas que visitam a cidade. “A internet será liberada por dois anos. Depois disso, será montada uma comissão para definir a forma de gestão do programa pelos próximos anos”.
Nene ressalta que as localidades de Pedras Grandes, Águas Negras e Sessenta também deverão receber o sinal em uma próxima etapa do programa. “Depois que estiver tudo funcionando, queremos ampliar para essas comunidades também”.
Comunidades rurais digitais
O projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que começou a ser elaborado em 2011, conta com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do orçamento do Programa SC Rural para instalação de antenas repetidoras de sinal de internet. Durante 24 meses, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e após esse período, o município será responsável pelos custos.