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Rede municipal de Brusque se prepara para inclusão da robótica na sala de aula

Professores e monitores estão sendo capacitados para incluírem a linguagem digital dentro das disciplinas regulares

Desde o ano passado, a Secretaria de Educação começou a investir no ensino da robótica na rede municipal.

Intitulado de projeto Wall-e, em referência ao filme da Pixar de 2008, o objetivo é introduzir a robótica na formação das crianças, possibilitando o domínio da linguagem digital.

O professor Rogério Santos Pedroso, coordenador da inclusão digital nas escolas, explica que, atualmente, o projeto está na fase de desenvolvimento de ações para a introdução da robótica na sala de aula.

Rogério Santos Pedroso é coordenador da inclusão digital nas escolas | Foto: Bárbara Sales

A ideia da Secretaria de Educação é que a robótica seja incluída dentro das disciplinas regulares. Para isso, os professores e monitores estão recebendo diversas capacitações para que, no futuro, possam criar atividades com linguagem digital dentro da matemática, história, ciências, etc.

 “Ainda temos um caminho a ser seguido. Estamos trabalhando na capacitação dos professores e monitores que serão os responsáveis por introduzir a linguagem digital na sala de aula”, explica.

A Secretaria de Educação adquiriu diversos kits com materiais próprios para a robótica. Com o kit Arduino, que são plataformas de computadores, por exemplo, é possível planejar diversas atividades pedagógicas por meio da programação.

Kit básico de robótica adquirido recentemente pela Secretaria da Educação | Foto: Bárbara Sales

“É possível programar as plaquinhas com uma linguagem digital. Montamos uma mini cidade com semáforos, que acendem e apagam, tudo com programação. O objetivo é fazer os nossos alunos dominarem essa linguagem digital e criarem projetos focados no seu cotidiano”, destaca.

Para a programação, serão utilizados diversos softwares, cada um direcionado a uma faixa etária. O objetivo da Secretaria da Educação é implantar noções de robótica desde a educação infantil até o ensino básico.

“Temos o software Scratch, por exemplo, que é bem lúdico e permite criar, por meio da programação, histórias, animações, jogos, os professores estão aprendendo a mexer com os softwares para poder passar para os alunos dentro do conteúdo”.

Um dos softwares usados para a programação | Foto: Bárbara SalesPedroso explica ainda que a robótica será trabalhada de forma multidisciplinar, o que deve facilitar ainda mais a entrada dos alunos no mundo digital.

“Hoje não temos como fugir disso. Chegamos a um momento na história em que a inteligência das coisas é fundamental. E a robótica não é só o robô, é a tecnologia em si. Investindo nessa área, estamos preparando nossos alunos para viver nesse mundo 4.0”.

Além da capacitação dos professores e dos kits com material de robótica, Pedroso ressalta ainda a implantação da internet via fibra óptica em todas as escolas, além do acesso a computadores no Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), que funciona na Arena Brusque.

“Trazer essa tecnologia de ponta para a escola pública é um grande diferencial. Vamos preparar os alunos para viver todas essas mudanças. A ideia é que eles saiam do nono ano já sabendo noções básicas de programação e, quem sabe, até facilite a entrada no mercado de trabalho”.