Rede Municipal de Ensino de Brusque inicia período de rematrículas

Prazo encerra no final desta semana

Rede Municipal de Ensino de Brusque inicia período de rematrículas

Prazo encerra no final desta semana

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 1, as rematrículas na Rede Municipal de Ensino de Brusque para o ano letivo de 2022. O período para o processo vai até esta sexta-feira, 5, tanto para a educação infantil quanto para o ensino fundamental.

A estimativa da Secretaria de Educação é de que sejam abertas duas mil novas vagas apenas na educação infantil para o próximo ano. Para efetuar a matrícula ou rematrícula, os interessados devem se dirigir diretamente à secretaria da unidade escolar.

Prazos educação infantil

Na área da educação infantil, que contempla crianças com idade entre seis meses e cinco anos, esta é a programação estabelecida:

01 a 05/11/2021 – Rematrícula para as crianças já inscritas na Rede Municipal de Ensino

08 a 12/11/2021 – Transferências de crianças dentro das unidades da Rede Municipal

16 a 26/11/2021 – Novas matrículas

Prazos ensino fundamental

Já para o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, a agenda é a seguinte:

01 a 05/11/2021 – Rematrícula para os alunos já inscritos na Rede Municipal de Ensino

16 a 26/11/2021 – Novas matrículas

“No caso do Ensino Fundamental, por ser obrigatório, não há prazo de transferências porque elas podem acontecer a qualquer momento”, esclarece a diretora da Secretaria de Educação, Ivanete Lago Groh.

Documentação

Para efetivar a matrícula são necessários os seguintes documentos (originais e cópias):

I – Certidão de nascimento da criança pleiteante à vaga;
II – Comprovante de Cadastro de Pessoa Física – CPF da criança pleiteante à vaga;
III – Documento de identificação oficial com foto dos pais e/ou responsável legal;
IV – Cartão SUS com número de identificação validado pelo Programa de Saúde da Família – PSF;
V – Comprovante de residência, em nome dos pais e/ou responsável legal pela criança – podendo ser: Certidão de registro de imóvel residencial; Conta de água, luz, telefone fixo, internet ou TV por assinatura, do mês anterior ou atual, no nome dos pais e/ou responsável legal; Contrato de locação; Declaração de residência do proprietário do imóvel com firma reconhecida em cartório, em anexo conta de água, luz ou telefone fixo atualizado, correspondente ao mês atual ou anterior;
VI – Declaração Vacinal atualizada, emitida nos últimos dois meses, podendo ser retirada na Unidade Básica de Saúde, do bairro de residência;
VII – Número do PIS e NIS (Número de Inscrição Social);
VIII – Apresentação do protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras;
IX – Apresentação de documento comprobatório de guarda para as crianças que convivem com responsáveis, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude;
X – Atestado médico das restrições de saúde da criança, se houver;
XI – Assinar Termo de ciência de zoneamento escolar (disponibilizado pela unidade de ensino);
XII – Comprovante de trabalho dos pais e/ou responsáveis;
XIII – Comprovante de renda dos pais e/ou responsáveis.

Números atuais

A Rede Municipal de Ensino de Brusque é composta por um total de 61 unidades de ensino. São 35 Centros de Educação Infantil (CEI), 14 Escolas com Educação Infantil e Ensino Fundamental e mais 12 Escolas exclusivas de Ensino Fundamental. Elas recebem, neste ano letivo, a um total de 14.747 estudantes, sendo 6.956 crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses na Educação Infantil e 7.791 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Projeção

Para o ano letivo de 2022, a Secretaria de Educação estima ter duas mil novas matrículas apenas na área da Educação Infantil. Já a projeção de número de estudantes no Ensino
Fundamental ainda está em levantamento pela Secretaria, mas depende de alguns fatores. “Um deles é a quantidade de crianças que chegam para a Rede no primeiro ano”, pondera Ivanete Groh.

Em relação à Fila Única da Educação Infantil, Ivanete lembra que, como ocorre todos os anos, no período de matrícula e férias, compreendido entre 01 de novembro de 2021 até 02 de fevereiro de 2022, o sistema de cadastro fica fechado. “Durante o prazo destinado às rematrículas, novas matrículas e transferências, ocorre a progressão dos protocolos existentes no sistema da fila única, por isso ele fica temporariamente suspenso e retorna no próximo ano”, complementa.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo