Reforço com pedras no rio deve melhorar bombeamento de água ao Samae
Obra está sendo realizada na barragem da autarquia no Guarani
Obra está sendo realizada na barragem da autarquia no Guarani
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque realiza no bairro Guarani, no acesso pela rua Ayres Lourenço Penk, um reforço com pedras e enrocamento da barragem no rio Itajaí-Mirim.
No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.
“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky, o Beto.
Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém adequado.
Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima).
Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação.
De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central”.