X
X

Buscar

Maioria dos reforços do Brusque para a Série B sofre com lesões

Dos nove jogadores contratados, apenas três estiveram disponíveis nas rodadas mais recentes

O Brusque reforçou seu elenco com nove jogadores para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, mas a maioria deles tem sofrido lesões e desfalcado a equipe nas rodadas mais recentes. Contra a Ponte Preta, neste domingo, 22, apenas 18 jogadores foram relacionados, sendo que três eram goleiros.

Após o Campeonato Catarinense, alguns jogadores deixaram a equipe, como Dalberson, Cleyton, Andrew, Andrey, Bruno Mota e Júnior Pirambu. Chegaram Jefferson Paulino, João Carlos, Fillipe Soutto, Juliano, Gabriel Taliari, Diego Mathias, Jhon Cley, Jonatha e Bruno Lopes. Tinga saiu durante o primeiro turno, emprestado ao Botafogo-PB.

Portanto, até a chegada de Marlone, o elenco do Brusque era composto por 30 jogadores, contando com Marco Antônio, que se recupera de lesão no joelho desde março. Mas, nas últimas rodadas, com o departamento médico sobrecarregado, o quadricolor contou com apenas três dos reforços: Jefferson Paulino (que atualmente é goleiro reserva), Jonatha e Diego Mathias.

Vindo do Carlos Renaux para repor perdas no elenco, Jonatha foi anunciado em 5 de agosto e participou de quatro partidas desde então, sempre saindo do banco. Diego Mathias, por sua vez, é o único jogador, ao lado de Thiago Alagoano, que esteve presente em todos os 20 jogos do quadricolor na Série B: 11 como titular e nove como reserva.

O goleiro Jefferson Paulino chegou para substituir Dalberson e disputou cinco partidas, mas perdeu espaço para Zé Carlos após a derrota por 3 a 2 em casa para o CSA.

O médico do Brusque, Lucas Bremm, acredita que parte dos reforços recém-chegados sofreram por não terem um descanso maior para a Série B. “Sem falar nas mudanças de ritmo da competição, as diferenças de preparação física entre um clube e outro. É uma série de coisas que temos visto e que está contribuindo para estas lesões.”

Juliano e Fillipe Soutto se recuperam de pubalgia, uma lesão no púbis que tem recuperação demorada. Bremm afirma que ambos estão evoluindo bem, com Fillipe Soutto apresentando um progresso um pouco maior. As previsões são para retorno no final de setembro.

As lesões fizeram com que Juliano pouco pudesse ser visto pelo torcedor. Ao chegar, precisou se recuperar de uma lesão muscular. Na sequência, teve a pubalgia, e jogou poucos minutos dos jogos contra Brasil de Pelotas e Vasco no primeiro turno.

“Arrancada, freada, mudança de direção, tudo é concentrado no púbis. A gente tem medo de liberar o atleta cedo porque se ele volta sem estar tão bem, e se machuca de novo, é necessário todo o tempo de recuperação.” Edílson sofre do mesmo problema há meses, junto com uma lesão no músculo adutor direito, mas está treinando com a equipe.

“Este momento não é exclusivo do Brusque”, destaca o médico. “Temos conversado com outros clubes, e a maioria está tendo bastante gente nos departamentos médicos. Todos estão sofrendo as consequências do isolamento, da Covid-19.”

Diferente de outros clubes, nenhum jogador, enquanto esteve sob contrato com o Brusque, teve Covid-19 mais de uma vez. “A infecção, por mais leve que seja, traz alterações musculares, ligamentares, nos tendões. E não há muito tempo para recuperação, logo já tem jogo, jogo decisivo, e o atleta tem que dar tudo de si. Tudo isto tem contibuído para uma temporada mais difícil.”

Reforços lesionados


João Carlos: lesão no músculo adutor direito.


Juliano: pubalgia.


Fillipe Soutto: pubalgia.


Gabriel Taliari: ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho direito.


Jhon Cley: lesão de músculo adutor direito. Chegou a retornar aos treinos, mas sentiu a lesão novamente e passará por infiltração no quadril nesta quinta-feira, 26. A princípio, está treinando e à disposição.


Bruno Lopes: lesão de ligamento de tornozelo. Em tratamento, realizou infiltrações e está em transição.

 

Outros jogadores


Edílson
: treina com a equipe após se recuperar de uma pubalgia com lesão no músculo adutor direito.


Edu
: se recupera de um estiramento na parte de trás da coxa direita (posterior). Sentia dores na lombar por pancada, mas que não são consideradas graves.


Marco Antônio
: tem ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo


Maurício Garcez
: em tratamento de uma gripe.


Sandro
: fadiga muscular, está sendo poupado, mas não foi entregue ao DM.


Vivico
: teve fratura do quinto metatarso, um dos ossos do pé.


Zé Mateus
: recuperado de um estiramento no músculo posterior da coxa direita; já treina normalmente.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Brusque