Brusque recebe eventos comemorativos aos 501 anos da Reforma Luterana
Apresentação do grupo Syahamba e cultos especiais marcam a programação
Três dias de atividades marcam a celebração da Reforma Protestante em Brusque e região. Os atos, parte da programação “500 anos da Reforma Luterana + 1”, vão contar com celebrações especiais entre os dias 28 e 31, além da apresentação gratuita do grupo vocal Syahamba, na Igreja Luterana Bom Pastor, nesta sexta-feira, 26.
É na igreja do Centro que também ocorre o Culto em Comemoração à Reforma Luterana, no dia 28, às 9h. O evento, segundo a pastora da União Paroquial, Cristiane Plautz, deve reunir entre 600 e 700 pessoas.
Veja também:
Eleições impulsionam venda de camisetas personalizadas em Brusque e região
Por falta de interessados, cargos de médico e dentista estão vagos em Brusque
Obra de duplicação da rodovia Antônio Heil deve recomeçar em até 30 dias
De acordo com ela, durante o dia são esperadas as participações de representantes de todas as comunidades participantes. Os coros das comunidades de bairro também estão confirmados para o evento.
“Para nós, luteranos, é uma data de orgulho. Ainda hoje é uma história muito forte pensando em Cristianismo”, resume a religiosa. Segundo ela, a programação deve mobilizar toda a área de atuação da Igreja Luterana de Brusque. Ela reúne três paróquias, com atuação na cidade, além de Nova Trento, Guabiruba, Botuverá, São João Batista e Canelinha.
Tradição
De acordo com a pastora, a atividade é um momento importante de integração entre os membros das diferentes comunidades. Segundo ela, a expectativa pela data é grande em função da participação intensa registrada nas atividades do ano passado.
Os festejos seguem até o dia 31. No dia, às 19h30, as programações ocorrem de forma simultânea nas comunidades Bom Pastor, Paquetá e Bateas. “Nosso objetivo é continuar construindo sobre o fundamento que é Cristo.”
Momento dos clássicos
A apresentação desta semana do grupo Syahamba terá como foco a música erudita e faz parte da turnê estadual dos músicos. O show é aberto à comunidade e o quarteto deve apresentar releituras de obras de compositores brasileiros, em especial de catarinenses. Eles sobem ao palco às 20h.
“O projeto Syahamba Canta Clássicos tem por objetivo promover e difundir a música erudita ao grande público no estado de Santa Catarina, bem como fazer releituras de composições eruditas, com o intuito de reafirmar a qualidade da música clássica produzida no estado e no país”, explica o regente e músico Cristiano Florêncio.
O produtor cultural do projeto, Jamil Antônio Dias, destaca que o repertório do grupo é diferenciado e com enfoque na Música Popular Brasileira. “Os arranjos são do próprio regente do Syahamba, Cristiano Florêncio, que dá o estilo clássico, erudito e lírico às grandes composições brasileiras”, diz.
Veja também:
Grupo estuda manter Pelznickelplatz aberta o ano todo no futuro
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Fusca tomba após bater em ponto de ônibus e três ficam feridos, em Blumenau
No repertório do grupo formado em Timbó estão obras de Bento Mossurunga, Carlos Gomes, o brusquense Edino Krieger, Ernani Aguiar, Heitor Villa Lobos e Antônio Vivaldi. Durante a apresentação, eles também passam por Johann Sebastian Bach, John Leavitt e Giuseppe Verdi.
Programe-se
Sexta-feira, 26: Concerto do Grupo Vocal Syahamba
Horário: 20h
Local: Igreja Luterana Bom Pastor
Domingo, 28: Culto em Comemoração à Reforma Luterana
Horário: 9h
Local: Igreja Luterana Bom Pastor
Quarta-feira, 31:
Culto na Comunidade Bom Pastor – 19h30
Culto na Comunidade Paquetá – 19h30
Culto na Comunidade Bateas – 19h30