Reforma do Tiro de Guerra de Brusque é entregue oficialmente
Serviço foi executado pela Havan, como contrapartida pela demolição de A Italianinha
Serviço foi executado pela Havan, como contrapartida pela demolição de A Italianinha
A obra de reforma do prédio do Tiro de Guerra de Brusque, o TG 05-005, foi entregue oficialmente nesta quinta-feira, 17, em cerimônia solene pela manhã. O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, esteve presente, assim como o vice-prefeito Ari Vequi e o subtenente Rubens Evangelista, comandante da unidade.
Leia: Havan priorizará contratação de ex-militares, anuncia Luciano Hang
A revitalização do Tiro de Guerra foi realizada pela Havan como uma contrapartida pela demolição da pizzaria A Italianinha. O prédio é histórico, portanto, a empresa teve de dar uma contrapartida para poder destruí-lo. O restaurante irá se mudar para dentro da Vila Schlösser.
Hang, que já fez declarações de apoio ao Exército, disse que recebeu os comandantes do TG 05-005 no ano passado. “Isso aqui estava numa situação lastimável, e eu particularmente tenho visto a forma com que o Exército trata o povo brasileiro. Agradeci o pedido de patrocínio, a gente recebe muitos pedidos, mas este fiquei muito feliz e falei que iríamos arrumar [o prédio]”.
A obra de revitalização incluiu a reforma da sala de instruções, dos banheiros, dos vestiários, da guarita e do prédio histórico principal. O projeto foi elaborado pelo Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), da Prefeitura de Brusque, que é a dona do imóvel e o cedeu ao Exército Brasileiro.
“Deixamos novo, maravilhoso, para que os alunos possam ter as instruções necessárias para que possam ser bons cidadãos”, disse o empresário da Havan.
O subtenente Rubens fez breve discurso e destacou a importância histórica que o Tiro de Guerra tem no município. Ele lembrou que o prédio atual é de 1941 e é o primeiro do Patrimônio Histórico da cidade.
O comandante também destacou que já foram formados 7.264 atiradores ao longo dos quase 102 anos de história do TG. O subtenente Rubens agradeceu a revitalização, que dará mais condições para o treinamento dos 80 atiradores que servem atualmente.
O vice-prefeito Ari Vequi afirmou que a parceria com a Havan foi primordial para a reforma. Segundo ele, a atual administração tem buscado parceiros que querem melhorar a cidade.
Vequi declarou que é um “orgulho ter o Exército em Brusque”, que ajuda na formação dos jovens com valores e cidadania. No discurso, o vice lembrou que o Exército chegou a cogitar o fechamento do TG 05-005. “Imagina perder o TG, após tantos anos formando jovens”.
O que foi feito
De acordo com Andrea Volkmann, diretora do DGI, foi realizada a revisão da parte elétrica e de distribuição. Também foram instalados chuveiros e luminárias e feito aterramentos da sala de instrução. A parte hidráulica foi instalada, para a colocação de cubas, vasos sanitários e torneiras.
Também foram substituídas esquadrias, com portas e janelas novas em vidro temperado. Além disso, foi realizada a instalação de portas, forro e ares-condicionados.