Reitor da Unifebe fala dos desafios como vice-presidente da Acafe
Günther Lother Pertschy assumiu o cargo em maio, ao lado do presidente Sebastião Salésio Herdt, da Unisul
Günther Lother Pertschy assumiu o cargo em maio, ao lado do presidente Sebastião Salésio Herdt, da Unisul
O reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), professor Günther Lother Pertschy, é o novo vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Ele foi empossado no fim de maio, em Rio do Sul. O reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), professor Sebastião Salésio Herdt, é o presidente.
Leia também: Brusque terá nova festa com rodeio e show de Amado Batista.
Pertschy diz que recebe essa função com grande motivação. “Representa para mim o reconhecimento pelo nosso envolvimento em todas as questões coletivas que tratam a Educação Superior de Santa Catarina nos últimos anos”.
Ele afirma que o fato de estar no comando de uma entidade estadual, naturalmente proporcionará projeção para a Unifebe, e consequentemente para Brusque e região. “Posso destacar o grande envolvimento da Acafe como a principal protagonista na condução junto ao Congresso Nacional e no Senado Federal no que se refere a aprovação da Lei das Universidades Comunitárias, que representou a inclusão na nossa Constituição Federal como terceiro modelo de ensino superior deste país”, diz o reitor, que ainda salienta: “Estar na condução desta entidade proporcionará maior facilidade às informações e tomadas de decisões que são compatíveis com os anseios da Unifebe”.
Desafios
Pertschy conta que o grande desafio como vice-presidente da Acafe é a cooperação coesa, inovadora e relevante entre as 16 instituições do sistema com as suas diversidades. “Que legitime a consolidação de um movimento sinérgico com o propósito de qualificar os projetos de vida das pessoas, que gerem impacto de transformar o seu entorno e que sirvam de referência para um crescimento sustentável de nossas regiões”.
Os reitores da Unisul e Unifebe pretendem, durante o biênio da gestão 2016-2018, ganhar relevância social das instituições, visibilidade e articulação no meio educacional superior. “Desta forma pretendemos buscar modelos educativos inovadores, proporcionar governança e sustentabilidade e ser liderança transformacional para as nossas comunidades. Com todos estes princípios e premissas pretendemos aprimorar a pavimentação da construção da grande Universidade Comunitária Catarinense”.
Ensino superior no Brasil
O principal desafio do Ensino Superior no Brasil, na visão do reitor da Unifebe, está no entendimento por parte da sociedade e de seus governantes, que o investimento constante na educação é o grande transformador de um país.
Para ele, mesmo em momentos de crise econômica, o principal investimento deve ser em talentos humanos. “Por meio do conhecimento teremos as possibilidades de transformar de forma mais justa, igualitária e próspera a nossa sociedade. Assim como é necessário realizar profundas reformas em todos os setores desse país, também a educação necessita de políticas comprometidas e de médio e longo prazo em todos os seus níveis”.
Pertschy afirma também que deveria haver mecanismos mais eficientes e qualificados de observar a qualidade das instituições de ensino superior do Brasil e consequentemente disponibilizar um ensino que proporcione mudanças qualitativas na sociedade. “Considero como um grande desafio encontrar modelos educativos inovadores que potencializem o ser humano na sua plenitude”.
Acafe
A Acafe é uma entidade sem fins lucrativos, que por intermédio da união de 16 instituições de ensino superior espalhadas por mais de 50 cidades em Santa Catarina, promove o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões.