Relatório da comissão de saúde é entregue na Câmara
Relatório final da Comissão Especial criada pelo Legislativo para debater os serviços de pediatria hospitalar foi apresentado em sessão da Câmara nesta terça-feira, 16
Relatório final da Comissão Especial criada pelo Legislativo para debater os serviços de pediatria hospitalar foi apresentado em sessão da Câmara nesta terça-feira, 16
O vereador Celso Emydio da Silva (PSD) apresentou, na sessão desta terça-feira, 16, o relatório final da Comissão Especial criada pelo Legislativo para debater os serviços de pediatria hospitalar. A comissão foi criada depois do fechamento do plantão pediátrico do Hospital Evangélico. Foram realizadas algumas reuniões, e, no dia 29 de outubro, representantes dos três hospitais da cidade e da secretaria municipal de Saúde chegaram a um consenso.
Conforme apresentado no relatório, atualmente faltam cerca de 10 mil pediatras no país, e esse cenário se reflete também em Brusque. Com isso, a opção, para suprir a demanda, é que os casos em que não houver pediatra disponível sejam enviados para o clínico-geral, o qual atende os casos menos graves.
No caso de problemas mais graves, o clínico-geral encaminha aos especialistas. Foi levantada, na comissão, a possibilidade do município aumentar a remuneração dos pediatras para atrair mais profissionais, contudo, verificou-se que isso fere a legislação, e também causaria problemas às contas da administração.
Ainda segundo o relatório, atualmente apenas três pediatras atendem no município. Mas, conforme a secretaria municipal de Saúde, isso é suficiente para atender as consultas eletivas com intervalo máximo de uma semana.
“De imediato, foi proposto que a secretaria de Saúde e os hospitais realizem parceria para trazer profissionais de fora, lotados na rede pública, complementando com serviços nos hospitais particulares”, afirma o vereador, que atua como médico na saúde pública.