Relembre as mudanças da ponte Mário Olinger ao longo da história de Brusque
Popular ponte dos Bombeiros já foi modificada cinco vezes
Liberada há pouco menos de um mês para o trânsito, a ponte Mário Olinger, popularmente conhecida como ponte dos Bombeiros, ficou interditada para obras por quase seis meses.
A estrutura, que liga o centro da cidade ao bairro Santa Rita, foi prolongada e integra as obras da margem esquerda da avenida Beira Rio.
Esta, entretanto, não é a primeira vez que a ponte passa por mudanças. Ao longo dos anos, a estrutura teve várias fases, iniciando em 1906, quando foi inaugurada, até 2020, com a mudança mais recente. Em 114 anos, a ligação com o bairro Santa Rita sofreu cinco alterações.
O início
Antes de se chamar ponte Mário Olinger, e se popularizar como ponte dos Bombeiros, a passagem pelo rio Itajaí-Mirim em direção ao bairro Santa Rita se chamava ponte Coronel Pereira e Oliveira. O nome foi dado em homenagem ao governador de Santa Catarina na época de sua construção: coronel Antônio Pereira da Silva e Oliveira.
A ponte, segundo artigo publicado no jornal Novidades, de Itajaí, em agosto de 1906, era uma reivindicação dos brusquenses desde 1895, mas só foi construída anos depois, com o apoio do governo do estado, que repassou a quantia de cinco contos de réis para auxiliar a obra. Além dos recursos do governo, a construção da ponte foi possível graças “a quantia angariada entre o generoso e patriotico povo”, como narra o artigo no jornal da cidade vizinha.
A ponte com cobertura de zinco e estrutura sólida de madeira, era bastante imponente para a época e foi inaugurada em 22 de julho de 1906, tornando-se a segunda ponte de Brusque.
De acordo com o artigo do jornal Novidades, no início da tarde daquele 22 de julho, o superintendente em exercício, Vicente Schaefer, acompanhado de muitas pessoas e por uma banda musical, foi até a casa do juiz de direito, Erico Torres, que representaria o coronel Pereira e Oliveira na solenidade. Juntos, eles seguiram até a ponte para poder inaugurá-la, com grande festa.
A ponte Coronel Pereira e Oliveira serviu a população de Brusque por quase 50 anos. A estrutura foi demolida e em seu lugar foi construída uma ponte de concreto em 1953, já com o nome de ponte Mário Olinger.
Ponte desaba parcialmente
A ponte foi utilizada pela população até fevereiro de 1981, quando desabou parcialmente. Na edição de 6 de fevereiro, o jornal O Município noticia a queda de mais uma ponte em Brusque. Em agosto de 1980, a população já havia sido surpreendida com o desabamento da ponte Irineu Bornhausen, no Centro.
O jornal relata que logo após a queda da ponte Irineu Bornhausen, a prefeitura fez uma perícia na ponte Mário Olinger, que apontou que esta também estava ameaçada de cair. Como medida de segurança, foi determinada a interdição parcial da estrutura, permitindo apenas a passagem de veículos pequenos.
Tempos depois, a prefeitura foi obrigada a fechar a ponte totalmente porque ninguém obedecia as recomendações e até caminhões pesados passavam normalmente pelo local. A prefeitura fez, então, novo estudo, que indicou que a ponte cedeu mais cinco centímetros, com perigo iminente de cair.
O que aconteceu. No dia 3 de fevereiro de 1981, o lado direito da ponte afundou parcialmente, formando um plano inclinado, difícil de ser recuperado. A solução encontrada foi a construção de uma ponte metálica, que substituiu temporariamente a ponte Mário Olinger, em abril de 1981. A estrutura, de 64 metros de comprimento, foi cedida pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).
Segundo O Município, a montagem da ponte metálica custou para a prefeitura mais de Cr$ 200 mil em mão de obra, peças e hospedagem para o pessoal encarregado.
A prefeitura também montou uma ponte pênsil provisoriamente, para que pedestres e ciclistas pudessem utilizar até a conclusão da ponte metálica.
A reconstrução
A reconstrução da ponte Mário Olinger iniciou somente em 1982, quando o governador Jorge Konder Bornhausen assegurou ao prefeito Alexandre Merico a liberação de Cr$ 27 milhões para a obra.
A nova ponte Mário Olinger foi construída com 64 metros de vão e 17 metros de largura, incluindo, além das pistas, ciclovias e passeios para pedestres.
A ponte foi inaugurada em novembro de 1982 e teve um custo total de Cr$ 70 milhões. A estrutura permaneceu a mesma até fevereiro deste ano, quando a Prefeitura de Brusque iniciou a obra de prolongamento da ponte.