Relembre as outras finais disputadas por Brusque e Criciúma
Equipe protagonizaram decisões por troféus no Campeonato Catarinense e na Copa Santa Catarina
Equipe protagonizaram decisões por troféus no Campeonato Catarinense e na Copa Santa Catarina
Brusque e Criciúma começam, neste sábado, 1º, a final do Campeonato Catarinense: o jogo de ida tem início às 16h30 no estádio Heriberto Hülse. Esta será a terceira e mais importante final entre as equipes, que já disputaram outras duas decisões, em 1992 e 2010
O Campeonato Catarinense de 1992 tinha diversos troféus além do principal, a Taça Irmãos Figueiró, conquistada pelo quadricolor em 13 de dezembro daquele ano. A Taça Governador do Estado foi disputada entre as duas melhores equipes na primeira fase, com a soma dos turnos (Taça Cidade de Brusque e Taça Cidade de Lages) do estadual.
O Brusque conseguiu a classificação para disputar a Taça Governador do Estado graças ao título da Copa Santa Catarina, que lhe rendeu um ponto no estadual e o fez ficar na segunda posição na classificação geral.
A primeira partida foi disputada no Augusto Bauer e o Marreco venceu por 2 a 0. Os gols foram de Jair Bala (matando no peito e finalizando rasteiro a bola alçada por Washington) e Palmito, de pênalti, em 18 de novembro.
Na volta, quem levou a melhor foi o Criciúma: venceu no tempo normal por 1 a 0, com gol de Everaldo. Conforme o regulamento da época, a partida foi para a prorrogação, com placar zerado e vantagem do empate para o Tigre. Everaldo e Soares liquidaram a fatura e conquistaram a Taça Governador do Estado.
Campeão da Copa do Brasil no ano anterior, o Criciúma havia jogado, mais cedo, a Libertadores, caindo só nas quartas de final, diante do São Paulo.
O jogo de volta daquela decisão foi marcado pelo acidente na BR-101 que resultou nas mortes de três torcedores do Brusque. Edson Kleinhempel, Luiz Antônio Ramos e Norberto Fabiano Zambonetti haviam ido a Criciúma para assistir à partida e faleceram em colisão ocorrida durante a viagem de volta.
Brusque e Criciúma voltaram a jogar uma final em 2010, no returno da Copa Santa Catarina. Em 30 de junho daquele ano, o quadricolor venceu por 3 a 1 no Augusto Bauer, com gols de Rafael Xavier, Pantico e Cris. Lins fez o gol do Tigre.
Na volta, no Majestoso, em 4 de julho, o Criciúma abriu o placar com Nino, antes de o relógio marcar o primeiro minuto decorrido. O jogo foi complicado para o quadricolor, que sacramentou a classificação aos 51 do segundo tempo, com um gol de Pereira.
O Brusque seguiu à final da competição e foi campeão vencendo o Joinville.
– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque