Remanejamento de rede de gás interrompe trânsito na Primeiro de Maio
Mesmo com a execução, continuação de obras na bacia depende de repasse do governo federal
A partir desta quinta-feira, 23, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) remanejará a tubulação da rede de gás no trecho entre a pizzaria Italianinha até a esquina com a rua Tiradentes. O processo é necessário para a continuação das etapas das obras de macrodrenagem do PAC da Bacia Primeiro de Maio/Poço Fundo.
No entanto, mesmo com o remanejamento, a continuação das obras no local – com a implantação das galerias – não tem data prevista para início. Segundo o diretor geral do PAC, Rafael Lopes de Lima, além de depender da finalização da obra na rua Nova Trento (confira no box abaixo), a Bacia também depende de liberação dos recursos do governo federal.
“Quem gerencia os recursos das obras do PAC é o Ministério das Cidades. E como teve corte recente dos recursos, está tudo meio parado. Então, a Caixa Econômica Federal não está liberando dinheiro porque não recebeu do governo. Os recursos que temos liberados hoje não são pra essa obra específica, são para outras”, explica.
Segundo o secretário de Obras, Miguel Comandolli Júnior, como não há previsão de liberação dos recursos, o prefeito interino Roberto Prudêncio Neto, se reunirá com deputados durante viagem a Brasília entre os dias 11 e 14 de agosto. A ideia é, entre outros pedidos, solicitar o repasse dos recursos.
A previsão é de que o remanejamento da rede de gás seja finalizado até este sábado. O diretor geral do PAC lembra que a partir de hoje até a data do término, o trânsito ficará interrompido no trecho entre a pizzaria Italianinha até a esquina com a rua Tiradentes. Segundo Lima, de manhã o trânsito ficará em meia pista e, depois, os veículos não poderão passar pelo local.
Obras na Nova Trento
Mesmo que não faça parte do PAC – os recursos são do governo do estado através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) -, as obras da rua Nova Trento são importantes para a continuação da Bacia Primeiro de Maio/Poço Fundo. O diretor geral do PAC, Rafael Lopes de Lima, explica que a via precisa estar completamente asfaltada para quando iniciarem as obras da Bacia.
“A rua Nova Trento é uma das vias principais de acesso, temos que concluir ela pra poder fazer as intervenções na avenida Primeiro de Maio. Qualquer coisa que fizermos na Primeiro de Maio, a rua Nova Trento terá de estar trafegável pra não prejudicar o trânsito”, diz.
Ainda resta a implantação de 60 metros de galerias na rua – no final do trecho do entroncamento com a Primeiro de Maio. A previsão de Lima é de que em um mês a obra seja finalizada, inclusive com a pavimentação asfáltica.