Pais e mães de Brusque passaram a ter um grande aliado na educação de crianças de 4 a 11 anos. Com foco em atividades extracurriculares, o Espaço Renascer, no bairro Jardim Maluche, proporciona uma série de práticas no contraturno escolar que complementam o ensino de sala de aula, buscando conciliar a aprendizagem com a prática.
Em um espaço aconchegante e planejado para dar conforto às crianças, tanto no período da manhã quanto à tarde, o Espaço Renascer conta com professores especializados em diferentes áreas. A intenção é estimular, desde cedo, competências socioemocionais, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico, tomada de decisões e flexibilidade cognitiva.
Para isso, os 90 alunos que já integram o Espaço Renascer dispõe de diferentes grupos de trabalho (GTs), como robótica e programação, horta e jardinagem, capoeira, culinária e inglês (confira a lista completa dos GTs na tabela abaixo).
Uma das atividades importantes é a realização das tarefas da própria escola do aluno. Conforme explica a sócia-proprietária Vera Lúcia do Nascimento, que é pedagoga, psicopedagoga e atua com educação há três décadas, a intenção não é a de ser um reforço escolar. “Eles vêm para cá e fazem as tarefas das escolas, e nós damos apoio e suporte para pesquisa. Em dias de provas também auxiliamos no estudo”.
Atendimento completo
Acompanhando as principais dificuldades e demandas dos pais, o Renascer tem um atendimento completo e diferenciado. O Espaço oferece serviço de transporte escolar personalizado. No local é servido almoço e lanche, com refeição balanceada e um grande cuidado com os valores nutricionais.
Conforme explica a também sócia-proprietária e professora Luana Gabriela Schwarz Holetz, existe uma preocupação em torno da alimentação destes alunos. “Nós ensinamos a importância do alimento natural e orgânico. Inclusive temos uma horta, para as crianças plantarem, cuidarem e colherem. Muitos dos alimentos que consumimos provêm do próprio plantio deles”.
A preocupação com a segurança dos alunos é evidente. O espaço conta com portão eletrônico e câmeras de vigilância. Mas, ao mesmo tempo, há um cuidado para que o ambiente seja familiar. “Mantemos no espaço as características de uma casa, com flores e cortinas nas janelas. Isso faz com que as crianças sintam-se um pouco em casa e em família”, diz Luana.
O conceito adotado no Renascer Extracurricular é o de aprender com base na prática, metodologia bastante utilizada em países europeus com alto índice de desenvolvimento educacional. O GT de física e química pra crianças, por exemplo, conta com aulas totalmente experimentais. Estas aulas também são bilíngues, ou seja, recebem acompanhamento de professor de inglês para que os termos sejam aprendidos também na língua estrangeira.
Em robótica os alunos aprendem por exemplo, a montar e comandar equipamentos.“O GT usa materiais clássicos de robótica, Arduino, motores e sensores, mas, também, instiga a criatividade e a resolução de problemas através de materiais não tão convencionais, como sucatas. Eles já montaram um helicóptero com palitos de picolé, e uma lanterna sem bateria”, diz Luana, que afirmou ainda que os pais ficam encantados com os novos conhecimentos que seus filhos, levam para casa.
Nas quintas-feiras existe a opção de um intensivo em robótica e programação, com quatro horas voltadas para este GT específico.