Renovação da frota municipal de Brusque com veículos locados tem continuidade
Veículos usados serão leiloados e substituídos por outros mais novos e em melhor condição
Veículos usados serão leiloados e substituídos por outros mais novos e em melhor condição
A Prefeitura de Brusque continua com o processo de renovação da frota. Na semana passada, o município publicou, no Diário Oficial, a relação de 33 veículos – entre carros, motos, ônibus e caminhões – que são considerados inservíveis.
A publicação é mais uma etapa na substituição dos carros próprios da prefeitura por outros locados, mais novos. Esse processo começou em fevereiro deste ano, com a chegada de 16 automóveis alugados.
De acordo com Aloiz Diegoli, diretor de Patrimônio da prefeitura, o estado de conservação dos veículos que serão leiloados varia. Há alguns que estão em condições de uso, enquanto outros estão totalmente parados.
O ponto em comum entre todos os automóveis é que a prefeitura avaliou que consertá-los não é vantajoso. Há, além desses veículos, sucatas de outros automóveis, já baixadas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e de equipamentos de informática, escritório, móveis, entre outros.
Segundo Diegoli, a prefeitura contratou um leiloeiro justamente com o objetivo de se desfazer desses veículos, que ocupam espaço nos estacionamentos das secretarias, além dos materiais que ficam pelos cantos.
A ideia é que, no futuro, leilões de automóveis e outros bens inservíveis sejam realizados sempre que houver um acumulado significativo.
Essa diretriz vai na mesma direção do esforço da prefeitura para a renovação da frota. A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica coordena esse movimento e realiza um trabalho técnico para determinar como será feita a substituição dos automóveis.
André Vechi, diretor da secretaria, explica que uma equação é aplicada para avaliar se o automóvel deve ser trocado. Os itens levados em conta são ano, modelo, custo com manutenção no último ano, quilometragem e parecer da área.
Cada item recebeu uma pontuação. Conforme o resultado, a secretaria sabe se vale a pena consertar o veículo ou vendê-lo e depois trocar por um locado.
De acordo com a metodologia, a maior parte dos veículos inservíveis são das secretarias de Obras (10), Saúde (9) e Trânsito e Mobilidade (4). São pastas que naturalmente rodam mais pela cidade, o que explica a predominância das três.
Há, entre os veículos, alguns casos curiosos, como um Marea ano 2004. Mas também será vendido um Chery Celer, ano 2016. A maior parte dos automóveis é de 2010 a 2012.
A prefeitura tem, atualmente, cerca de 40 veículos locados em uso. André Vechi afirma que a demanda por aluguéis deve ser praticamente zerada com a troca dos veículos que vão ser leiloados neste mês.
O diretor da secretaria diz que, se houver necessidade, será pontual. A prefeitura fará uma ata de registro de preços para, se for preciso, locar mais veículos nos próximos meses.
“Vamos fazer a ata, mas talvez nem pegaremos muitos veículos, um ou dois. Mas, se for necessário, temos a ata e podemos pegar. A ata não me obriga a pegar um número mínimo”, declara Vechi.
Os carros já em uso pelo município terão seus contratos renovados em breve, mas antes disso a prefeitura quer avaliar se, de fato, a economia projetada se concretizou. Em novembro de 2018, a prefeitura informou que pouparia R$ 300 mil em 12 meses.
“Estamos refazendo o estudo para ver se a economia se concretizou, se locar de fato é melhor para o município. Temos que fazer essa avaliação desta política pública”, afirma o diretor.