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Renovação da frota municipal de Brusque com veículos locados tem continuidade

Veículos usados serão leiloados e substituídos por outros mais novos e em melhor condição

A Prefeitura de Brusque continua com o processo de renovação da frota. Na semana passada, o município publicou, no Diário Oficial, a relação de 33 veículos – entre carros, motos, ônibus e caminhões – que são considerados inservíveis.

A publicação é mais uma etapa na substituição dos carros próprios da prefeitura por outros locados, mais novos. Esse processo começou em fevereiro deste ano, com chegada de 16 automóveis alugados.

De acordo com Aloiz Diegoli, diretor de Patrimônio da prefeitura, o estado de conservação dos veículos que serão leiloados varia. Há alguns que estão em condições de uso, enquanto outros estão totalmente parados.

O ponto em comum entre todos os automóveis é que a prefeitura avaliou que consertá-los não é vantajoso. Há, além desses veículos, sucatas de outros automóveis, já baixadas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e de equipamentos de informática, escritório, móveis, entre outros.

Segundo Diegoli, a prefeitura contratou um leiloeiro justamente com o objetivo de se desfazer desses veículos, que ocupam espaço nos estacionamentos das secretarias, além dos materiais que ficam pelos cantos.

A ideia é que, no futuro, leilões de automóveis e outros bens inservíveis sejam realizados sempre que houver um acumulado significativo.

Equação

Essa diretriz vai na mesma direção do esforço da prefeitura para a renovação da frota. A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica coordena esse movimento e realiza um trabalho técnico para determinar como será feita a substituição dos automóveis.

André Vechi, diretor da secretaria, explica que uma equação é aplicada para avaliar se o automóvel deve ser trocado. Os itens levados em conta são ano, modelo, custo com manutenção no último ano, quilometragem e parecer da área.

Cada item recebeu uma pontuação. Conforme o resultado, a secretaria sabe se vale a pena consertar o veículo ou vendê-lo e depois trocar por um locado.

De acordo com a metodologia, a maior parte dos veículos inservíveis são das secretarias de Obras (10), Saúde (9) e Trânsito e Mobilidade (4). São pastas que naturalmente rodam mais pela cidade, o que explica a predominância das três.

Há, entre os veículos, alguns casos curiosos, como um Marea ano 2004. Mas também será vendido um Chery Celer, ano 2016. A maior parte dos automóveis é de 2010 a 2012.

Locação

A prefeitura tem, atualmente, cerca de 40 veículos locados em uso. André Vechi afirma que a demanda por aluguéis deve ser praticamente zerada com a troca dos veículos que vão ser leiloados neste mês.

O diretor da secretaria diz que, se houver necessidade, será pontual. A prefeitura fará uma ata de registro de preços para, se for preciso, locar mais veículos nos próximos meses.

“Vamos fazer a ata, mas talvez nem pegaremos muitos veículos, um ou dois. Mas, se for necessário, temos a ata e podemos pegar. A ata não me obriga a pegar um número mínimo”, declara Vechi.

Os carros já em uso pelo município terão seus contratos renovados em breve, mas antes disso a prefeitura quer avaliar se, de fato, a economia projetada se concretizou. Em novembro de 2018, prefeitura informou que pouparia R$ 300 mil em 12 meses.

“Estamos refazendo o estudo para ver se a economia se concretizou, se locar de fato é melhor para o município. Temos que fazer essa avaliação desta política pública”, afirma o diretor.