X
X

Buscar

Reportagem do MDD é vencedora do 11º Prêmio de Jornalismo Unimed SC

A série de reportagens Abuso, das jornalistas Aline Camargo e Carina Machado, foi a vencedora da categoria Jornal/Revista

A Unimed SC anunciou nesta sexta-feira, 28 de setembro, em Joinville, os cinco vencedores da 11ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC. 

Na categoria Profissional os vencedores foram Carina Machado e Aline Camargo (Município Dia a Dia/Brusque) _ Jornal/Revista; Marcos Andrei Meller _ (Rede Peperi de Comunicação/São Miguel do Oeste) _ Rádio; e Tatiana Souza (RIC Record/Joinville) _ TV.

Os vencedores da categoria Profissional receberam como prêmio um kit com Ipad + Iphone, e os demais finalistas ganharam uma viagem com acompanhante em um hotel de lazer de Santa Catarina.
Na categoria Destaque Acadêmico a vencedora foi a estudante Camila Maria Oliveira Peixer, da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis). A estudante ganhou um Ipod Touch. 
Todos os vencedores e finalistas receberam um certificado constando sua condição de finalista ou vencedor do Prêmio.
Na categoria Novo Repórter o vencedor da primeira fase foi Adrian Gabriel Julio Ribeiro, estudante do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo. 
Na segunda fase a vencedora foi Franciele Ziener, estudante do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, de Blumenau. 
Seleção
A seleção contou com um atencioso trabalho do júri que leu, ouviu ou assistiu a todos os trabalhos inscritos para escolher os finalistas. 
Na tarde de quinta-feira, o júri se reuniu presencialmente em Joinville para escolher os vencedores. A comissão julgadora foi formada pelos médicos da Unimed Edson Campos, Ernesto Reggio e Jauro Soares e pelas jornalistas Ana Paula Barbulho (São Paulo/SP), Dinah Ribas Pinheiro (Curitiba/PR) e Verônica Garcia Cobas (Rio de Janeiro).
O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e as 23 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. 
Em 11 anos de Prêmio foram 1.384 produções inscritas, com reportagens ressaltando a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável, além de denúncias que servem de alerta sobre práticas de saúde no estado. 
Criado para valorizar a produção jornalística em Santa Catarina, o Prêmio já se tornou referência na área por sua seriedade e abrangência, estimulando o trabalho de profissionais, acadêmicos e estudantes do ensino fundamental e médio.
A série
A série de reportagens “Abuso: as marcas físicas e psicológicas – Tratamentos para o futuro” foi publicada no Jornal Município Dia a Dia (Brusque) na última semana de novembro de 2011.
As matérias trazem como tema principal o abuso sexual contra crianças e adolescentes, abordando as consequências causadas, como o tema é tratado pela Justiça e quais tratamentos são recomendados para vítimas que sofrem esse tipo de violência.