Representantes de Guabiruba e Brusque se enfrentam na semifinal da Copa Fube
O "duelo de vizinhos" acontece na noite desta terça-feira, 3
O "duelo de vizinhos" acontece na noite desta terça-feira, 3
A Copa Fube terá um ‘duelo de vizinhos’ nesta noite, válido pela semifinal da competição. A JK Motos, de Brusque, e a Guabiruba / Kohmar/Vinyl disputam uma vaga na final do evento de futsal realizado pela Fundação Batistense de Esportes (Fube). O jogo será às 20h30, no Ginásio Municipal Nilo Booz, em São João Batista. A outra partida de semifinal será amanhã, entre CME Canelinha e JBA Bombinhas. A competição é válida para atletas acima de 17 anos e conta com a participação de oito times. O certame iniciou em 5 de fevereiro. A grande final e a disputa do terceiro lugar ocorrem na sexta-feira.
Estreia de sucesso
A equipe de Guabiruba foi formada no início do ano, com o aproveitamento de atletas de destaque nos campeonatos municipais de futsal e futebol de campo. A Copa Fube foi a primeira competição à qual o time se inscreveu em sua história, portanto seria normal esperar adversidades no caminho do grupo ainda sem entrosamento e disputando contra equipes tradicionais.
No entanto, para surpresa de todos, inclusive do próprio grupo, o Guabiruba está 100% na competição. Na estreia, venceu uma equipe brusquense, o Setrat Piscinas, por 8 a 6. A segunda partida, contra o Selent, foi vencida por 4 a 2. Ainda pela fase de grupos, o time guabirubense enfrentou o rival desta noite, JK Motos. Mesmo saindo atrás no placar, os atletas venceram o time de Brusque por 5 a 3 e se classificaram de maneira direta para a semifinal, após terminarem na primeira colocação do grupo B.
O comandante do time, Robson Araújo Medeiros, o Feijão, diz que desde o começo acreditava na equipe, mas não esconde que a campanha até agora superou as expectativas. “Esperava que pudéssemos ganhar entrosamento na medida em que o campeonato fosse avançando, mas o grupo mostrou determinação e garra, o que fez a gente ganhar tudo até aqui. Saímos atrás em algumas partidas, mas conseguimos a recuperação”, explica.
Apesar de ter vencido a equipe que enfrenta esta noite na fase de grupos, Feijão não aposta em vitória certa. “Esperamos uma partida bem acirrada e definida nos detalhes. Eles têm um time rápido que joga sempre no contra-ataque e vão buscar que nossos atletas se exponham”, diz.
O Guabiruba/Kohmar/Vinyl terá desfalques para a partida dessa noite. O fixo Léo Breno e os alas Marcelo e Nathan não jogam por motivos particulares, assim como o goleiro Matheus. No entanto, neste caso o titular é arqueiro Jelson, que também defende o Olaria de Guabiruba.
Fé na recuperação
Diferente do time de Guabiruba, a JK Motos teve dificuldades pelo caminho até às semifinais. O time se classificou como terceiro colocado do grupo B, à frente apenas do lanterninha e eliminado Setrat Piscinas. A campanha foi composta de duas derrotas e uma vitória. Além do revés contra o Guabiruba, o time perdeu para o Selent, por 6 a 3. A vitória que classificou o time foi uma goleada contra o lanterna por 10 a 3.
A redenção veio justamente em um dos clássicos do esporte amador brusquense. O time precisou enfrentar, na repescagem, o Poço Fundo, que se classificou como segundo colocado do grupo A. Em poucos minutos de jogo, a JK Motos já vencia por 4 a 0. A partida foi encerrada em 6 a 3, tirando um dos principais rivais da JK do certame.
O dirigente da equipe do bairro Águas Claras, Edemar Kuhnen, o Tinho, acredita que a vitória diante do Poço Fundo dá mais moral aos atletas. “Senti o pessoal mais animado. Ganhar um clássico, e com placar elástico, nos deixa mais confiantes”.
O início ruim da JK e a derrota para a equipe que enfrenta esta noite não desanima Tinho. “Nós jogamos sem nosso principal goleiro, que agora retorna. Recuperamos nosso entrosamento, já que não nos encontramos nas primeiras partidas. Vamos para cima, tentando a vaga da final”, diz o dirigente.
Equipe dividida
Além da semifinal da Copa Fube, a JK Motos terá de jogar a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Brusque esta noite, contra o Floripa Têxtil. A partida da competição brusquense será às 19h30, o que impede o time de chegar a tempo em São João Batista. Segundo Tinho, ele tentou conversar com os organizadores das duas competições e os times adversários, mas não houve consenso. “O Guabiruba e o Floripa não quiseram adiar a partida. Eles querem que a JK se dê mal, porque sabe que somos uma equipe forte”, reclama. Para a partida do Municipal Suíço de Brusque, a JK entra em campo com equipe repleta de reservas, investindo as principais forças na semifinal de futsal da Copa Fube.
Semifinais da Copa Fube – Ginásio Nilo Booz
Terça-feira, 3 de março, às 20h30 – JK Motos x Guabiruba / Kohmar / Vinyl
Quarta-feira, 4 de março, às 20h30 – CME Canelinha x JBA Bombinhas