Representantes do Banco Mundial vêm a Itajaí para discutir projeto de túnel subaquático no Litoral catarinense

Brusque faz parte de sistema integrado

Representantes do Banco Mundial vêm a Itajaí para discutir projeto de túnel subaquático no Litoral catarinense

Brusque faz parte de sistema integrado

Nesta quinta-feira, 10, representantes do Grupo Banco Mundial vêm a Itajaí para discutir o projeto do túnel subaquático que ligará os municípios de Itajaí e Navegantes, no Litoral catarinense.

Segundo a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), o objetivo da reunião é dar continuidade na estruturação do projeto de interligação regional. O encontro será sediado na Amfri.

Diferentemente dos encontros de caráter técnico já realizados, o intuito da vinda dos representantes é mostrar ao Banco Mundial a realidade local e do traçado do transporte coletivo regional.

Além da obra de infraestrutura, o projeto implantará uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri) com a utilização de veículos elétricos e reurbanização de vias.

A proposta foi já foi apresentada em julho de 2021 pelo corpo técnico da Amfri com a participação dos prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. O novo modelo de mobilidade contará ainda com a interligação entre Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Depois da discussão e análise técnica, os municípios optaram por um túnel imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o túnel será baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá.

A obra deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.

Brusque faz parte do sistema integrado

O STCR/Amfri terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.

Nos quatro eixos, o projeto atenderá a todos os municípios de compõem a Amfri. O sistema central conectará o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.

O Sistema Norte atenderá os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já Sistema Sul, abrangerá Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Por fim, o Sistema Oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.

O sistema central terá frota composta exclusivamente por veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Já os Sistemas Norte, Sul e Oeste terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI. A utilização de frota elétrica traz uma proposta moderna e sustentável para toda a região.

A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).

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