Resposta à carta aberta ao empresário Luciano Hang

Por Regiane Soprano Moresco, advogada

Resposta à carta aberta ao empresário Luciano Hang

Por Regiane Soprano Moresco, advogada

Artigos
  • Por Artigos
  • 24/01/2019
  • 13:10
  • +A-A

[Este é um artigo de opinião. Os conteúdos publicados por colunistas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal]

Prezado Dr. Ricardo

Me valho do mesmo expediente que V.Sª utilizou, para tecer minhas considerações a respeito de sua “carta aberta”, dirigida ao empresário Luciano Hang, e não o faço como advogada dele, como é sabido que sou.

Apesar de V.Sª ter amplamente se desculpado na carta, por tê-la escrito, dizendo que dificilmente o encontra e por isso redigiu referida carta, tenho a considerar que não, não é difícil encontrar com o “Luciano”, bastaria V.Sª ter me telefonado ou até mesmo se dirigido à sede administrativa da Havan que com certeza o “Luciano” o teria recebido com o maior prazer, coisa que ele faz com todas as pessoas, do Gari ao Presidente da República.

Entendo que V.Sa. não entendeu a manifestação feita pelo “Luciano” quando este se dirigiu à OAB, porque ele não se dirigiu aos advogados, e digo isso com certeza absoluta pois em momento algum ele falou dos advogados, mas sim da instituição, instituição esta que V.Sª já participou, conduzindo com honra e galhardeza, porém, conhece as dificuldades e os meandros da política oabeana, na qual, o Sr. bem se recorda de seu primeiro Colégio de Presidentes, quando foi por mim apresentado à alguns advogados membros da diretoria da OAB à época.

Não muito distante, as eleições ocorridas no dia 28/11/2018, demonstraram a falta de companheirismo que existe na instituição, quando não se manteve a palavra dada ao nosso colega Marcus Antonio Luis da Silva – Marcão, o qual seria o candidato natural à Presidência da OAB Estadual e aqueles que se comprometeram, lançaram outro candidato, excluindo o Marcão do páreo.

Basta ver a campanha da Chapa 82, a qual buscava mudança, ergueu a bandeira de uma OAB independente, e que valorizasse os advogados e advogadas de Santa Catarina https://www.instagram.com/p/BqQbMRvgP9H/ ou https://www.facenook.com/100010082281817/posts/740536472959089/

A chapa 82 teve que entrar na justiça para poder fazer a propaganda eleitoral que quisesse, porque havia um controle preliminar dos materiais de propaganda da mesma, fazendo censura prévia do material eleitoral – MS 5022377-29.2018.4.04.7200/SC.

Em que a OAB me representa ou lhe representa Dr. Ricardo, no outubro Rosa ou no Novembro Azul? Porque somente nessas campanhas lembraram que nós, advogados e advogadas existimos – https://www.facebook.com/100001877398245/posts/2382594071813149.

Nossa anuidade aumentou 23,52% entre 2013 e 2018! Tivemos membros da diretoria que utilizaram a OAB para fins políticos, galgando cargos públicos, nomeações e afins. Aliás, me responde Dr. Ricardo, porque que eu e o Sr não podemos escolher o Presidente Nacional da OAB? Será que o Sr. apóia a indicação do advogado Felipe Santa Cruz que assinou um daqueles manifestos em apoio à “Lula Livre”? Será que a maioria dos advogados apóia que ele seja o candidato único à Presidência Nacional?

Quando o Sr. disse que somos os primeiros a ouvir as mazelas, dores e sofrimentos das pessoas, o Sr. esqueceu que também ouvimos muitas mentiras, e pior, patrocinamos muitas vezes essas mentiras alguns advogados sem sabê-las e outros aumentando ainda mais as inverdades e desculpe contrariá-lo, dizer que não podemos inventar ou produzir provas mentirosas, caso assim agirmos, estamos sujeitos a sofrer penalização por infração ao Código de Ética da OAB e até do Código Penal Brasileiro é não enxergar o óbvio pois também como o Sr. mesmo disse: é que em todas as profissões, em todas, existem os bons e os maus, os éticos e não éticos, seja na Advocacia e no mundo empresarial.

Dr. Ricardo, sou advogada do “Luciano” e da “Havan” há 24 (vinte e quatro) anos, e ele nunca faltou com o respeito à minha profissão, ao contrário, e como todo e qualquer bom empresário, ouve, pondera e questiona não só as decisões, mas também as Leis editadas. Ele respeita o que nós advogados falamos, tem consideração pelo nosso mister e particularmente, nos deixa trabalhar sem interferir no que vamos fazer, nos deixa livre para atuar, o que é mais importante em nossa profissão.

O “Luciano” em momento algum ofendeu o advogado, como disse, falou sim da Instituição OAB que sempre está do lado contrário:

1. Num primeiro momento foi contra o Impeachment da Dilma,
depois voltou atrás

2. É contra a fiscalização das suas contas pelo TCU;

3. É contra a redução da maioridade penal

D´entre outras tantas. E eu fico me perguntando também: Aonde estava a OAB nos escândalos do governo passado?

Não me senti ofendida em nenhum momento, porque carapuça tem tamanho único e serve para quem quiser usar, para mim não serviu, aliás quando falam dos advogados “de porta de cadeia” ou “de porta de empresa” – também não me ofendo porque não o sou! A manifestação do “Luciano” fez com que todos nós, advogados e advogadas repensassem a OAB, basta ver as manifestações contra a OAB, de vários advogados desse Brasil afora!

Então Dr. Ricardo, se o Sr. reler a manifestação do “Luciano” vai ver que o Sr. nem nenhum advogado foi ofendido, eu não li seu nome, nem o de nenhum outro advogado a justificar tamanha indignação, o que eu li foi OAB a Instituição e não o advogado fulano de tal.

Diante disto, quero aqui dizer que o apreço e admiração por V.Sa., sempre continuará o mesmo, e que a advocacia que exerço sempre será honrada e respeitada!

Regiane Soprano Moresco
OAB/SC 8009

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo