Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Restrição do uso de celular em sala de aula tem boa repercussão em SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Restrição do uso de celular em sala de aula tem boa repercussão em SC

Raul Sartori

Medida acertada
Uma das medidas oficiais de âmbito nacional mais acertados dos últimos tempos foi a que limitou o uso do celular nas salas de aula. Numa audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta semana, seus inúmeros participantes concordaram quase unanimemente com a restrição, porém alertando para a importância do uso de tecnologias na educação. A lei prevê exceções e permite seu uso em sala para fins pedagógicos e em casos de emergências.

Retrospecto
O trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, tem um retrospecto triste. De 2018 até hoje, conforme a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 237 acidentes, que resultaram em 237 feridos e um morto.

Escala 6×1
Levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgada anteontem, diz que os catarinenses, gaúchos e paranaenses são os que menos aprovam a proposta de redução da jornada máxima de trabalho no país, atualmente de 44 horas semanais, com escala de seis dias de trabalho e um de descanso: 36% ante 56% a favor. Os nordestinos são os que mais aprovam: 74%. Na média nacional a proposta tem apoio de 65% e 27% contrários.

Olho no olho
O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal para estar presente no julgamento da denúncia contra ele feita pela Procuradoria-Geral da República, dias 22 e 23, por tentativa de golpe. Vasques mora em São José, na região metropolitana de Florianópolis, onde é o dedicado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura. É investigado também por suspeita de usar o cargo para favorecer Bolsonaro nas eleições de 2022.

Major transsexual 1
O mundo LGBTQI+ anda agitado com despacho do governador Jorginho Mello, de sexta-feira, aposentando compulsoriamente a major transexual da Polícia Militar, Lumen Muller Lohn, de 45 anos, após 27 anos de serviço. O governador justificou o ato dizendo que seguiu deliberação do Conselho de Justificação da corporação.

Major transsexual 2
Em entrevista para o jornal “O Globo” Lumen afirmou que ficou afastada da PM entre 2019 e 2022 devido a um quadro de depressão. Ao retornar tentou concorrer a uma promoção, negada por conta da licença médica que havia tirado. No mesmo ano, iniciou processo de transição de gênero, e foi nesse período que se deu a instalação do Conselho de Justificação. Em 2024, a transferência para a reserva foi solicitada com base na alegação de “inconstância laboral”.

Confronto
Na mesma terça-feira em que portaria conjunta dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Família, da Igualdade Racial e Incra estabeleceu a criação do Plano de Ação da Agenda Nacional de Titulação Quilombola, a Câmara dos Deputados divulgou a tramitação do projeto de decreto legislativo 540/24, da deputada Daniela Reinehr (PL-SC), que susta três decretos de demarcação de terras indígenas, duas delas em SC, no Morro dos Cavalos e Toldo Imbu. Diz haver controvérsias nos procedimentos que resultaram na homologação, ferindo a Lei do Marco Temporal.

SOS Bullying
Está prestes à deliberação pelo plenário, importante projeto de lei do deputado estadual Napoleão Bernardes, que institui o canal digital SOS Bullying, para o recebimento de denúncias sobre a ocorrência deste tipo de violência nas escolas públicas e privadas de SC. Conforme a Secretaria de Estado da Educação, dos 7.700 casos de violência dentro das escolas públicas em 2024, 3,5% foram por prática de bullying. Outras 16% envolvem violência física e 11% violência verbal.

Dassilva
O queridíssimo catarinense Zé Dassilva, consagrado chargista e escritor que está na Globo há 25 anos e que agora dividirá com Agnaldo Silva a autoria da próxima novela das 21 horas, “Três Graças”, vai rodar um filme sobre o Caminho de Santiago de Compostela, que já fez tempos atrás, escrito em parceria com Dino Cantelli e Angélica Lopes, baseado no livro “Todo caminho é sagrado”, de Cristóvão Colombo.

Lixo musical
Refrão da música com maior audiência no Spotify no momento, com quase 35 milhões de reproduções: “Ela pede bença, bença, ela pede bença pro papai/ I love you, mãe solteira, que faz gostoso demais”. Esse lixo do lixo do lixo tem como título “Mãe solteira”, tem como autoria DG e Batidão Stronda.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo