Retirada de adutora do Samae faz obras na ponte Mário Olinger avançarem
Começam trabalhos de ampliação da cabeceira da ponte, além das obras da Beira Rio Margem Esquerda embaixo da estrutura
As obras da ponte Mário Olinger, conhecida como Ponte do Bombeiro, entraram em um outra etapa nesta semana, com a finalização por parte da equipe do Samae da transferência de local de uma adutora de 400 milímetros que passava bem no meio da ponte.
Com a realização do serviço, a nova adutora passa na lateral da ponte e vai permitir a escavação embaixo da ponte, permitindo a ampliação e a passagem da Beira Rio Margem Esquerda.
A diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, explicou que essa transferência foi de suma importância para a sequência da obra.
“É uma etapa importante porque agora realmente a gente pode fazer a escavação desse trecho e dar continuidade ao nosso cronograma, já que tivemos alguns complicadores em função da pandemia, mas estamos querendo cumprir o prazo mínimo para a interdição da ponte,” disse.
Volkmann também explicou o trabalho realizado pelo Samae “Uma etapa importante finalizada pela equipe do Samae, que foi a realocação da rede de água potável de 400 milímetros, já sendo na nova parte da Avenida Beira Rio, isso já libera para que seja feito o prolongamento da cabeceira da ponte Mário Olinger. Esse é um momento que eles já estão executando toda forma e armadura dos blocos de fundação dessa cabeceira para a colocação das vigas que vão dar a amplitude na cabeceira,” esclareceu.
Para as novas fases, ainda serão realizados bloco de concreto, escavação mecânica, atirantamento do bloco de concreto, demolição de estrutura existente e pilares e vigas de apoio. A finalização desta etapa dos trabalhos se dará com execução de tabuleiro, guarda corpo e pavimentação asfáltica.