X
X

Buscar

Reunião decidirá data de reabertura do Parque das Grutas de Botuverá

Principal ponto turístico do município foi fechado logo no início da pandemia

A Prefeitura de Botuverá realizará uma reunião nos próximos dias para definir a data de abertura do Parque das Grutas. Fechado desde março de 2020, o local é o principal atrativo turístico do município.

As visitas ao parque foram suspensas logo no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Desde então, tanto a caverna quanto o Museu do Imigrante e o parque não recebem mais visitantes. O prefeito Alcir Merizio explica que o principal público são estudantes.

Como as escolas estavam fechadas e as aulas aconteciam de maneira remota, não havia motivo para abrir o local antes. “As cavernas são visitadas por alunos com escolas, mas com a pandemia eles não estavam vindo”, diz.

Além disso, o prefeito explica que dentro da gruta é difícil seguir todos os protocolos de saúde para evitar o contágio de Covid-19. Como o local é fechado, é preciso respeitar o distanciamento e fazer o uso constante de máscaras.

“Visamos a segurança dos visitantes e dos guias. É uma das coisas que mais demorou para ser aberta”, afirma Alcir.

Mudanças e reajustes

De acordo com o administrador do parque, Evandro Barni, ainda não foram definidos os horários de funcionamento e se haverá reajuste no valor da entrada.

Antes da pandemia, o valor da entrada era de R$ 12,50 para estudantes, crianças de 4 a 12 anos e idosos acima de 60 anos. Já a entrada normal custava R$ 25.

Evandro acrescenta ainda que deve ser realizada uma nova licitação para uma empresa administrar a lanchonete do local. “Quem estava antes saiu devido à pandemia. Agora precisamos arrumar alguém para cuidar da praça de alimentação”, salienta.

A expectativa do prefeito é abrir o local ainda neste ano. “Não sabemos como ficará a situação. Na reunião vamos ver se tem procura por parte do público e agendamentos de visitas para conseguirmos definir”, destaca.

Segundo Alcir, a gruta é o “cartão postal da cidade e do turismo”. Ele considera importante abrir o local o quanto antes para o retorno dos turistas a Botuverá.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube