Reunião define regras do debate do jornal O Município entre candidatos a prefeito de Brusque
Dinâmica, formato e regras foram apresentadas a representante dos candidatos
Uma reunião entre a equipe do jornal O Município e representantes dos candidatos a prefeito na eleição de setembro foi realizada na manhã desta segunda-feira, 14, às 10h.
O objetivo do encontro foi apresentar o formato, a dinâmica e as regras do debate do jornal, marcado para o dia 31 de agosto, às 19h, no estúdio de O Município.
Rodrigo Gesser representou André Vechi (DC); Paulo Eccel (PT) foi representado por Elpídio João Grignani; e Fabiana Dalcastagné representou Simas (PP).
A campanha de Molina do Ari (MDB) foi convidada e confirmou presença, mas não enviou representante. Posteriormente, a equipe de campanha justificou a ausência e foi orientada remotamente.
O encontro foi conduzido pelo diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
Além das regras do debate, foram definidas as ordens de assento e fala dos candidatos. As cadeiras, numeradas de 1 a 4, serão ocupadas da seguinte ordem: André Vechi, Paulo Eccel, Simas e Molina do Ari. A numeração também define as ordens de fala por bloco.
A dinâmica do debate conta com seis blocos. No bloco 1, serão feitas perguntas elaboradas por jornalistas de O Município, com foco na vida pública dos candidatos, voltadas à gestão e visão política. No bloco 2, candidato pergunta para candidato, com tema sorteado ao vivo.
No bloco 3, novamente candidato pergunta para candidato, mas desta vez com tema livre. O bloco 4 seguirá o mesmo modelo do terceiro: novamente candidato pergunta para candidato, com tema livre.
Assim como os dois blocos anteriores, o bloco 5 também seguirá o modelo de candidato perguntando para candidato, também com tema livre. Por fim, o sexto e último bloco será destinado a considerações finais de cada candidato.
Haverá dois intervalos de cinco minutos para veiculação comercial e para necessidades dos candidatos e da equipe técnica. Neste período, é permitida a livre comunicação com o assessor neste período. Cada candidato pode levar somente uma pessoa, que irá assessorá-lo no debate.
A participação dos candidatos será mantida mesmo se houver casos sub judice. O debate está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O debate acontecerá se pelo menos dois candidatos estiverem presentes. Se apenas um estiver presente, o debate será substituído por entrevista ao vivo durante 45 minutos.
Em caso de troca de cabeça de chapa, o novo candidato é automaticamente convidado para substituir o anterior. Não haverá presença de público dentro do estúdio, apenas de pessoas da organização e da equipe técnica. O candidato não pode usar adesivo, botons e similares e roupas alusivas à campanha.
O candidato não poderá utilizar celular, fones, pontos eletrônicos e similares, apenas material impresso. Materiais de qualquer espécie não podem ser exibidos. As equipes de campanha não podem gravar ou gerar transmissão ao vivo dos bastidores do debate.
A organização não informará com antecedência as perguntas ou temas que serão tratados. Haverá uma comissão julgadora para analisar solicitações de direito de resposta. O mediador do debate será o jornalista Cristóvão Vieira, editor-chefe de O Município Blumenau.
*Parte de dinâmica, orientações e regras do debate foram colocadas de forma resumida na matéria.
Veja agora mesmo!
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: